Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Programas

Programas

Conheça quais os programas, desenvolvidos pela Seagri, em busca de fortalecer a agricultura no Estado de Alagoas. Leia e saiba o que é, como funciona e quem são os beneficiados. Os programas são planejados com o objetivo de desenvolver o Estado e oferecer mais oportunidades aos alagoanos, por meio da geração de emprego e renda ou de ações que visam à sustentabilidade e a inclusão social.

Alagoas Mais Ovinos

Reconhecendo a impôrtância da cadeia produtiva de ovinocaprinocultura em Alagoas, o governo do Estado, por meio da Seagri, criou o Programa Alagoas Mais Ovinos, que já beneficiou milhares de produtores locais. O Programa Alagoas Mais Ovinos visa fomentar e fortalecer a cadeia da ovinocaprinocultura em Alagoas, a partir da inclusão de animais que foram adquiridos obedecendo rigorosos critérios de seleção, oferecendo um incremento na renda de cerca de 800 famílias credenciadas. No programa, os produtores recebem assistência técnica, capacitações, máquinas e equipamentos, entre outras ações. São beneficiados municípios que tenham tradição de ovinocaprinocultura, famílias que estejam em vulnerabilidade social, dispostas a seguir recomendações técnicas, que tenham ponto de água para consumo animal já instalado nas proximidades e famílias que se comprometam a firmar documento, assumindo o compromisso com as regras do programa, que consiste em participar dos cursos de qualificação a serem realizados, aplicar as recomendações técnicas, fazer o aprisco rústico com os materiais disponíveis na propriedade ou na região, participar com a mão-de-obra para instalação da reserva alimentar para o período mais seco, a partir das indicações da assistência técnica.

Leia mais…

Programa do Leite

O Programa do Leite em Alagoas foi criado em 2002 e beneficia mais de 53 mil famílias que vivem abaixo da linha da pobreza nos 102 municípios do Estado. Cada família assistida recebe 1 litro de leite por dia e essa distribuição é feita seguindo os critérios estabelecidos pelo Programa.

Leia mais…

Programa Raízes e tubérculos (inhame)

O projeto ”Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do inhame no Vale do Paraíba em Alagoas” vem sendo desenvolvido pela SEAGRI e diversas entidades governamentais e não governamentais, a exemplo da SEAGRI, FUNCRED, SEBRAE, GUIA, COOPEVALE, BNB, Visão Mundial, Secretarias Municipais de Agricultura, desde 2004.

Leia mais…

Palma e sorgo forrageiro

Culturas importantes para o Semiárido alagoano, a palma e o sorgo forrageiro, vem sendo estudados de formas diversas para atender a pecuária. Novas variedades mais adaptadas e produtivas, novos arranjos espaciais, adensamento e estudos de níveis de fertilidades vêm sendo colocados à disposição dos produtores do Agreste e Sertão através de pesquisas realizadas na Unidade Experimental de Santana do Ipanema.

Leia mais…

Zoneamento Agroecológico

O projeto Zoneamento Agroecológico do Estado de Alagoas na escala de 1:100.000 é um instrumento de planejamento para decisões governamentais realizado pela Embrapa Solos - UEP - Recife, fruto de um convênio do Governo do Estado, representado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário e a Embrapa.

Leia mais…

Ações do documento