Centro Xingó


História


O Centro Xingó de Convivência com o Semiárido está situado no município de Piranhas/AL e foi constituído após negociação entre a Companhia Hidro elétrica do São Francisco (Chesf) e o Governo de Alagoas, em 2012, com a cessão de uso das instalações do antigo Instituto Xingó. Com o acordo, a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária de Alagoas (SEAGRI/AL) revitalizou as ações do Centro e, por meio do Protocolo de Intenções (001/2013). atribuiu ao Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) a gestão técnica e operacional do espaço.


Objetivo


O objetivo principal do Centro Xingó é contribuir para a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social no estado de Alagoas e em todo o semiárido brasileiro, além de conduzir ações para aperfeiçoar os conhecimentos integrados sobre a região, seus desafios e oportunidades. Incluindo promoção à inclusão produtiva, desenvolvimento de tecnologias sociais e disseminação de práticas que auxiliem na produtividade e potencialidade locais.


Trabalho desempenhado


Desde a sua inauguração o Centro Xingó se propõe em ser um Centro de referência na discussão da Convivência com o Semiárido, estimulando as práticas sustentáveis e promovendo o intercâmbio de conhecimentos, métodos e procedimentos aplicáveis à produção local, adequadas ao semiárido nordestino, além de difundir práticas e tecnologias de baixa complexidade e alta replicabilidade em prol da convivência com o semiárido brasileiro, através da realização de cursos, seminários, dias de campo, estágios, visitas técnicas e escolares.


Tecnologias sociais


Tecnologias Sociais são técnicas que objetivam soluções efetivas para transformação social. Visando os desafios que o Semiárido enfrenta, o Centro Xingó promove e difunde Tecnologias Sociais que contribuem para uma melhor convivência com as condições climáticas da região e que contribuem na adaptação a essas mudanças. Estão instaladas no Centro Xingó várias tecnologias sociais como: fogão agroecológico, canteiros econômicos, biodigestor, dessalinizador caseiro, barragem base zero, desvio automático e diferentes tipos de cisternas.


Sustentabilidade


Entre os objetivos do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, estão os vinculados à sustentabilidade ambiental, valorização da história, cultura e protagonismo social. Dessa forma, são gerados e disseminadas técnicas e conhecimentos que promovam adaptação às mudanças climáticas e conservação e uso sustentável da caatinga e demais ecossistemas da região. Além de resgatar e valorizar a identidade sociocultural local, com troca de saberes e empoderamento do povo sertanejo.


Parceiros


A gestão do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido é realizada de maneira compartilhada e participativa. O Comitê Gestor tem como função disciplinar as atividades no espaço, garantindo a transparência nas ações e no acompanhamento de suas ações e atividades. A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (SEAGRI/AL) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) são responsáveis pela gestão técnica e secretaria executiva do Centro, respectivamente. Participam do Comitê Gestor a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), a Prefeitura Municipal de Piranhas/AL, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (SEBRAE Alagoas), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER Alagoas), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR Alagoas), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e o Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

    SIGA A GENTE

    Governo do Estado de Alagoas
    © 2021 - 2024 - Versão 1.0

    menu