Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Notícias Secretário da Agricultura garante transparência na compra de sementes de arroz
11/02/2015 - 17h39m

Secretário da Agricultura garante transparência na compra de sementes de arroz

Reunião com produtores do Baixo São Francisco também discutiu zoneamento agrícola de áreas plantadas

Secretário da Agricultura garante transparência na compra de sementes de arroz

Álvaro Vasconcelos sugeriu a escolha de um representante entre os produtores para acompanhar o trabalho de aquisição das sementes

Petrônio Viana

 Em reunião feita, nesta quarta-feira (11), na sede da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), produtores de arroz do Baixo São Francisco estiveram com o secretário Álvaro Vasconcelos e com o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, Hibernon Cavalcante, para debater a aquisição e distribuição de sementes, programada para o segundo semestre.

Segundo Roberto Moura Nascimento, produtor de arroz na cidade de Igreja Nova, a categoria espera que seja distribuído, em 2015, um volume maior de sementes. A média distribuída pelo governo do Estado é de 200 toneladas. O secretário Álvaro Vasconcelos sugeriu a escolha de um representante do grupo para acompanhar o trabalho de aquisição das sementes, desde o processo de licitação até à distribuição.

“A transparência está entre as prioridades do atual Governo. Todo processo será conduzido de maneira transparente e participativa. O fato de termos tempo até o período do plantio de arroz permite um trabalho mais assertivo na seleção da melhor semente para o produtor do Baixo São Francisco”, afirmou o secretário.

Na reunião, também foi debatida a necessidade de um zoneamento agrícola das áreas onde o arroz é cultivado em Alagoas. A demanda, segundo Álvaro Vasconcelos, é a mesma de outros setores produtivos e já foi levada ao Ministério da Agricultura, que realiza a contratação de equipes para executar o trabalho.

Além do gestor do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPLs) da Seapa, Leonardo Pinto, participaram do encontro o gestor da APL Rizicultura do Baixo São Francisco, José Célio Leite; o agrônomo da Embrapa Raimundo Rabelo; representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codesvaf) e das Secretarias de Agricultura dos municípios de Igreja Nova, Piaçabuçu e Porto Real do Colégio.

Ações do documento