Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Notícias Agricultura mobiliza equipes de apoio à realização do Cadastro Ambiental Rural
27/02/2015 - 17h49m

Agricultura mobiliza equipes de apoio à realização do Cadastro Ambiental Rural

Ação faz farte de uma parceria como o IMA para cadastramento das propriedades rurais do Estado

Agricultura mobiliza equipes de apoio à realização do Cadastro Ambiental Rural

Maior parte dos 120 mil imóveis rurais serve a agricultura familiar. (Foto: Denis Calheiros)

 

   Lírida Nerys

 A Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) está mobilizando uma força tarefa reunindo equipes de campo para apoiar o Instituto do Meio ambiente (IMA) na conscientização dos agricultores sobre a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A ferramenta é uma exigência pública na qual todas as propriedades rurais do Brasil devem ser cadastradas.

 Inicialmente, cerca de 150 técnicos da secretaria e das autarquias, além de representantes de sindicatos rurais e cooperativas agrícolas, estiveram reunidos em dois encontros no Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e no Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) onde foram apresentadas as principais informações sobre o assunto.

 “A responsabilidade da regularização do cadastro é do produtor. Nossa intenção é auxiliar os órgãos parceiros na conscientização  e orientação dos agricultores quanto às informações técnicas solicitadas”, esclareceu o secretário Álvaro Vasconcelos.  

 Durante a apresentação do IMA, sobre a ferramenta de cadastro, Reinaldo Falcão, assessor especial da Seapa, reforçou o compromisso do setor público agrícola com a ação de Governo, destacando a urgência da mobilização.

 “É um passo inicial para traçarmos um planejamento de forma que possamos até o prazo final - maio deste ano - cadastrar o maior número de imóveis rurais no estado”, frisou Falcão.

 De acordo com o IMA, devem ser cadastrados em Alagoas cerca de 120 mil imóveis rurais, a maior parte desse número são áreas destinadas à agricultura familiar. O diretor presidente da Emater, Carlos Dias, ressaltou que a estrutura da autarquia ficará a disposição para o cumprimento do planejamento. “Conhecemos o desafio e vamos capacitar nossa equipe para colaborar no cumprimento das metas. Sabemos que o cadastro será imprescindível para as famílias que vivem do campo, porque ele passará a ser exigido pelos bancos públicos no acesso ao crédito agrícola”, afirmou Carlos Dias.

 Agenda setorial

 No próximo dia 9, às 9h, a Secretaria da Agricultura, IMA e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) promovem uma reunião setorial com o propósito de esclarecer as principais dúvidas sobre as exigências do CAR. O encontro será ás 9h, na sede da Faeal, bairro de Jaraguá, em Maceió.

Ações do documento