Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Notícias Agricultura e Meio Ambiente discutem Cadastro Ambiental Rural
04/03/2015 - 10h26m

Agricultura e Meio Ambiente discutem Cadastro Ambiental Rural

Propriedades rurais serão obrigadas a fornecer informações

Agricultura e Meio Ambiente discutem Cadastro Ambiental Rural

Propriedades rurais serão obrigadas a fornecer as informações necessárias para o cadastro (Foto: Internet)

 

Lírida Nerys

A Secretaria de Estado da Agricultura,  Pesca e Aquicultura (Seapa) e o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) iniciam na próxima semana a discussão com representantes do setor produtivo agrícola medidas para regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).A reunião ocorrerá no próximo dia 9, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), em Maceió.

 De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, todos os imóveis rurais, sejam eles públicos, privados e em áreas de comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas, são obrigados a fornecer as informações necessárias para o cadastro. A exigência é válida para todo território nacional.

 A finalidade do cadastro é regularizar as propriedades rurais para definição de políticas públicas focadas, entre outras ações, no combate ao desmatamento. O secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, reforçou o apoio ao IMA.

“Contamos com apoio da Faeal e das autarquias vinculadas à Agricultura para cadastrarmos o maior número possível de imóveis até 5 de maio. Sabemos que o cadastro passará a ser pré-requisito para o acesso de várias políticas públicas”, afirmou o secretário.

O IMA informou que em Alagoas devem ser cadastrados pouco mais de 100 mil imóveis, sendo a maioria unidade de produção familiar.  O produtor rural ou proprietário da terra que fizer o cadastro terá acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), ao Crédito Agrícola (através dos bancos oficiais), poderá comercializar Cotas de Reserva Ambiental (CRA) e terá maior competitividade no mercado. 

 

Ações do documento