Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Notícias 2021 abril Governador e secretário lançam Programa Planta Alagoas
24/04/2021 - 11h30m

Governador e secretário lançam Programa Planta Alagoas

Renan Filho e Maykon Beltrão fizeram a entrega de sementes a representantes da reforma agrária, da agricultura familiar e indígenas

Governador e secretário lançam Programa Planta Alagoas

Créditos: Ascom Seagri

Texto de Ascom Seagri
 
Na sexta-feira (23), o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), lançou o Programa Planta Alagoas. 
 
 No evento, estavam presentes o governador de Alagoas, Renan Filho; o secretário da Agricultura do Estado de Alagoas, Maykon Beltrão; o deputado federal, Marx Beltrão; o deputado estadual, Yvan Beltrão; entre outros representantes do setor político e agrícola alagoano.  
 
Em todo estado de Alagoas serão distribuídas mil toneladas de milho, feijão, sorgo e arroz para os 50 mil beneficiários do programa entre agricultores familiares, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas e indígenas.  
 
 
“Vamos contemplar os indígenas, os quilombolas, assentados e todos os que fazem parte da agricultura familiar. São quase 50 mil agricultores que receberão essas sementes, onde vão ajudar a fomentar ainda mais a economia do estado de Alagoas. Em contrapartida, mais recursos para o nosso Estado”, comemorou Maykon Beltrão.
 
Além de oficializar o programa, foi realizada a entrega de 20 veículos para a renovação da frota do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), facilitando os auxílios que o instituto dispõe ao pequeno produtor do Estado. No total, serão distribuídos 41 veículos.  
 
A fiscalização da Emater possibilitou ainda ao pequeno agricultor - sem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) - que receba as culturas disponíveis, através do Planta Alagoas. Cada família terá disponível até dois tipos de sementes, sendo eles, o sorgo, feijão, arroz e milho.
 
“Também receberão as sementes aqueles que não têm DAP. E isso fez com que essas sementes chegassem em todo o estado de Alagoas. São mais de 200 instituições inscritas que recebem os grãos para plantar e fomentar a economia local”, completou Maykon Beltrão. 
 
Com um investimento de R$ 13 milhões, o Programa Planta Alagoas também contará com uma nova e moderna ferramenta de monitoramento, o aplicativo Agro Perto, um APP que acompanhará o ritmo de plantio e os resultados agronômicos das culturas, levando em consideração a produção, hectares plantados, produtividade, renda média e custo-benefício do valor aplicado.
Ações do documento