Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Notícias 2020 outubro Emater inicia atividades do PAA em Alagoas
02/10/2020 - 14h15m

Emater inicia atividades do PAA em Alagoas

Lançado nesta sexta-feira (02), com investimento de R$ 9,8 milhões, Programa contempla 1.800 agricultores e 232 unidades recebedouras

Emater inicia atividades do PAA em Alagoas

Texto e fotos Ronaldo Lima

Agricultores familiares e representantes das unidades recebedouras de diversas regiões de Alagoas participaram, nesta sexta-feira (02), do lançamento do PAA Emater 2020 que terá investimentos de R$ 9,8 milhões, em sua primeira etapa. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Agricultura, João Lessa, e do Diretor-Presidente da Emater/AL, Adalberon Sá Júnior, durante evento na sede da Fetag, em Maceió.

Com essa iniciativa, fruto da parceria entre o ministério da Cidadania e governo de Alagoas, por meio da Emater, serão beneficiadas 100 mil famílias, 1.800 agricultores familiares, 232 unidades recebedoras, em 83 municípios alagoanos de todas regiões do estado.

Como ressalta o Diretor -Presidente da Emater, Adalberon Sa Júnior, o PAA é uma importante política de valorização da agricultura familiar, de Segurança alimentar, geração de renda e dinamização da economia. "O PAA tem grande significado, já que compra a produção, valoriza o trabalho do produtor e elimina a figura do atravessador".

Para o secretário de Estado da Agricultura, João Lessa, o PAA 2020 tem uma grande importância para Alagoas,porque beneficia a cadeia produtiva e uma parcela significativa da população de extrema necessidade alimentar. 

Raimundo da Silva, produtor da comunidade Jua, em Delmiro Gouveia, afirma que o momento do lançamento do PAA era aguardado com muita expectativa por milhares de agricultores familiares. "Agora nos temos a certeza que a produção vai ser vendida por um preço certo e vamos receber corretamente pelo governo".

Entre as cadeias produtivas, estão a da fruticultura, horticultura, grãos, raízes, tubérculos e avicultura, e visa estimular a participação dos agricultores familiares e de suas organizações para o PAA, por meio de compras públicas.

O PAA 2020 vai contemplar essas famílias em todas regiões de Alagoas. Alto e Médio Sertão, Agreste, Baixo São Francisco e Grande Mata Atlântica. Os produtos vão ser destinados para creches, escolas, associações, abrigos, casa de sopa, restaurante popular, entre outros.

Ações do documento