Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Notícias 2020 março Equipe do Iteral visita assentamento modelo
06/03/2020 - 14h00m

Equipe do Iteral visita assentamento modelo

As unidades produtivas Avagam 1 e 2 são referência no Programa Nacional do Crédito Fundiário devido a organização, diversidade e qualidade de produtos

Equipe do Iteral visita assentamento modelo

Texto e foto: Helciane Angélica Santos Pereira (Iteral/Ascom)

 No dia 05 de março de 2020, o diretor presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva e a coordenadora do projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário, Leone Silva, visitaram unidades produtivas do município de Joaquim Gomes que são referências do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) no Estado de Alagoas.

Os assentamentos Avagam 1 e 2 existem desde o ano de 2006 e destacam-se pela organização, diversidade e qualidade dos produtos agrícolas. Ao todo, são 40 famílias camponesas que possuem lotes com quatro hectares em média e cada uma investe na cultura que mais se identifica.

São produzidos: banana (comprida, prata, anã), laranja (lima, pera, pokan), batata doce, macaxeira, abacaxi, limão, inhame (da costa e cará), abóbora, macacujá, mamão, coco, pitomba, seriguela, melancia, milho, couve, hortaliças e feijão de corda. Também possui a criação de animais como galinha, porco, ovelha, cavalo, burro e gado.

Queremos intensificar o escoamento da produção dessa área, que é muito fértil e porque possui uma grande diversidade agrícola. A preocupação do Governo do Estado é manter o trabalhador rural no campo e ajudar aqueles que realmente querem trabalhar, principalmente, cuidar das famílias que já estão assentadas. O meu papel como gestor é esse, atender a todos, defender a agricultura familiar e continuar lutando pelo melhor!”, exaltou Jaime Silva.

A reunião foi solicitada pelo presidente da associação Avagam 1, Genival Brasiliano, com o intuito de buscar melhorias para as unidades produtivas. “Nessa reunião com o Iteral queríamos mostrar o fruto do nosso trabalho e nossas demandas”. O grupo, além de participar das feiras organizadas pelo Iteral, foi convidado para participar das feiras mensais da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (Fetag), e ainda, comercializam diretamente com restaurantes na capital alagoana. 

O encontro foi encerrado com um almoço regional preparado pelas mulheres agricultoras, com os produtos sem agrotóxicos e produzidos no próprio assentamento.

 

PNCF

O Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) foi criado pelo Governo Federal em 2003, trata-se de uma ação complementar ao Plano Nacional de Reforma Agrária, sendo um instrumento para a democratização ao acesso à terra, combate à pobreza rural e consolidação da agricultura familiar. Busca oferecer condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento; além de investir na construção da casa, preparar o solo, comprar implementos agrícolas e ter acompanhamento técnico. 

O Estado de Alagoas acompanha 1.145 famílias com 13.842 hectares - beneficiadas no Programa - que estão distribuídas em unidades produtivas nas regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão alagoano. Atualmente, 2.386 famílias conseguiram quitar e saíram do âmbito do crédito fundiário; e estão vigentes: 95 contratos individuais, 67 contratos coletivos e abrange 37 municípios.

Ações do documento