Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Notícias 2020 dezembro Adeal integra Sistema Brasileiro de Inspeção após reconhecimento do Ministério da Agricultura
24/12/2020 - 07h00m

Adeal integra Sistema Brasileiro de Inspeção após reconhecimento do Ministério da Agricultura

O órgão, vinculado à Secretaria de Agricultura, agora faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa)

Adeal integra Sistema Brasileiro de Inspeção após reconhecimento do Ministério da Agricultura

ARQUIVO

Texto de Ascom Seagri
A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), comemora mais uma vitória dos órgãos vinculados à pasta. Desta vez, celebramos a novidade da adesão do Serviço de Inspeção Estadual de Alagoas (Adeal) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa). A determinação foi formalizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) através da Secretaria de Defesa Agropecuária, por meio da portaria nº 194, de 21 de dezembro. A decisão também foi publicada no Diário Oficial da União, no último dia 23.

O Sisbi-Poa faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, o Suasa, e padroniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem   animal, garantindo a qualidade e a segurança alimentar.

“Obter esse reconhecimento significa que o Adeal está devidamente qualificado para avaliar a procedência, capacidade e inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério. Isso é um grande reconhecimento do trabalho árduo que o governo estadual tem investido para melhorar os serviços oferecidos aos alagoanos”, destaca o secretário da Agricultura, João Lessa.

O Sisbi-Poa trabalha de acordo com o artigo II da portaria 194 do Mapa. Para a indicação de estabelecimentos e produtos integrantes da iniciativa, o Adeal terá seu escopo de adesão habilitado no sistema eletrônico de cadastro de serviços de inspeção, o e-SISBI/SGSI, disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/suasa.

“É com muita alegria que o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Agricultura e da Adeal, está recebendo do Mapa o certificado de reconhecimento de equivalência do seu serviço de inspeção de produtos de origem animal junto ao SISBI. As empresas que obtiverem da Adeal esse certificado terão a oportunidade de comercializar os produtos em todo o território nacional, contribuindo para o desenvolvimento econômico de Alagoas”, declarou o presidente da Adeal, Isaac Albuquerque.
Ações do documento