» Página Inicial Imprensa Notícias 2020 agosto Seagri participa de Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste
20/08/2020 - 12h35m

Na ocasião foram lançados o Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE) e o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar (SIRAF/NE) que vão fortalecer ainda mais a agricultura familiar alagoana.

Arquivo/ Seagri

Texto de Assessoria Seagri

Nesta quarta feira-feira, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) participou do Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste, que lançou o Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE) e o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar (SIRAF/NE), duas importantes ações que visam fortalecer o cooperativismo e o associativismo da agricultura familiar.

Evento esse que contou com a participação de diversas representações governamentais do nordeste e aconteceu ao vivo no canal Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste, no Youtube.

O PAS/NE é uma estratégia do Fórum com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, com a finalidade de fortalecer e expandir a agricultura familiar, construída em diálogo com os movimentos sociais e a sociedade civil organizada. Sua implantação está se dando de forma progressiva, a partir das diferentes possibilidades dos governos estaduais, mas cada avanço é compartilhado no ambiente do Fórum, permitindo que sejam replicados, de forma colaborativa.

Em tempos de pandemia, a agricultura familiar é considerada essencial durante e após a pandemia porque produz 70% dos alimentos que chegam à mesa. É indispensável abordar e debater formas de garantir a produção rural por meio de políticas públicas com o intuito de fortalecer a agricultura. Beneficiando os agricultores que trabalham na lavoura e enfrentam desafios todos os dias, sem perder a esperança, que produzem para colocar o alimento na mesa dos alagoanos, dos nordestinos, dos brasileiros. Para a representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em Alagoas, Débora Nunes, é muito importante a região Nordeste se colocar nesse momento da história, entusiasmando camponeses, assentados, quilombolas, indígenas e pequenos agricultores. “Que nós possamos irradiar todos os estados com esse desenvolvimento solidário, para que possamos avançar cada vez mais em todas as regiões ”, comemorou Débora.

Já o SIRAF/NE é um portal regional que sistematizará a oferta dos produtos da agricultura familiar existentes na Região Nordeste. Além de facilitar o acesso e qualificar as informações de mercado, agilizando os processos de compras governamentais e abrindo novos canais de comercialização com o setor privado, contribuirá com o fortalecimento das cooperativas e associações da agricultura familiar, que serão responsáveis pela alimentação de sua base de dados, dando visibilidade à diversidade dos seus produtos e ao volume de sua produção.

O secretário João Lessa comemorou o lançamento do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE) e o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar (SIRAF/NE). “Alagoas vem tornando o terreno mais fértil para receber o SIRAF da forma mais eficaz possível para cada produtor, seja ele familiar ou não. Graças a essa ação inovadora, vamos caminhar juntos com o progresso dos agricultores alagoanos”, explicou Lessa.

O evento contou com a participação dos secretários estaduais responsáveis pela pasta da agricultura, inclusive o secretário de Estado de Agricultura de Alagoas, João Lessa, além de técnicos e dirigentes dos Governos Estaduais, lideranças e assessores dos movimentos sociais e organizações.