Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Notícias 2020 abril Você já imaginou o mundo sem alimentos?
20/04/2020 - 18h25m

Você já imaginou o mundo sem alimentos?

Agricultores trabalham a todo vapor para manter abastecida as casas dos alagoanos

Você já imaginou o mundo sem alimentos?

Créditos: Ascom Iteral

Texto de Sarah Lima e Arthur Britto

 Em meio à pandemia do coronavírus que assola o mundo, o isolamento social impôs algumas regras com o propósito de evitar a disseminação do vírus, como a restrição de saídas na rua e o fechamento de estabelecimentos.

 Com a sociedade em quarentena, alguns profissionais precisaram parar de trabalhar, porém, muitos outros necessitam continuar trabalhando. É o caso dos médicos, dos enfermeiros, dos funcionários de supermercados, dos jornalistas, dos policiais. Por trás dessa camada, uma profissão traz o essencial para a sobrevivência de cada cidadão: o agricultor. 

O agricultor trabalha todos os dias, de sol a sol, para levar o alimento até a mesa de todos os cidadãos, e na atual fase, não é diferente. O alimento não deixou de chegar em feiras populares e supermercados. Com o avanço da pandemia, imaginava-se que Alagoas seria afetada diretamente no abastecimento alimentar dos seus municípios. No entanto, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), tem mostrado um trabalho muito positivo nesse quesito e está conseguindo incentivar agricultores, com o objetivo de fazer o alimento chegar com normalidade a todos. 

 A Seagri vem realizando diversas reuniões, através de videoconferências, por saber da importância das ações da entidade para a população. “Nesse momento tão difícil, a agricultura tem um papel ainda maior para todos nós. O objetivo dessas reuniões é alinhar a maior quantidade de pautas possíveis e dar continuação às ações que amparam os agricultores alagoanos”, explicou o secretário João Lessa. O gestor ainda ressaltou que o Governo está tomando todas as medidas necessárias para ampliar e desenvolver o setor no Estado, com projetos sobre plano de ações.

 Os insumos continuarão sendo entregues normalmente, já que, neste ano, Alagoas contou com o clima favorável para plantio e colheita. De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, a chuva acima da média no mês de março contribuiu para as produções do campo. “No estado já foram iniciados os plantios de grãos e se tem uma expectativa muito boa para colheita. As lojas agropecuárias estão funcionando no interior, garantindo o suprimento de insumos”, ressaltou. 

Agricultura na COVID-19


A Covid-19 fez o mundo parar, mas a agricultura não parou. O momento pede um impulsionamento ainda maior para o setor, tanto na comercialização, como na produção. Um maior cuidado, modos de vendas alternativas e acompanhamento de profissionais técnicos são necessários para dar continuidade às atividades. Graças ao incrível trabalho dos agricultores, é possível receber alimentos e demais itens essenciais. O apoio à agricultura e seus profissionais é fundamental, eles plantam a vida e ajudam tantas outras através dos esforços diários na produção de insumos indispensáveis para toda a população

Ações do documento