» Página Inicial Imprensa Notícias 2019 setembro Seagri promove seminário e curso durante Expo Bacia Leiteira
27/09/2019 - 13h00m

Seagri promove seminário e curso durante Expo Bacia Leiteira

Texto de Pollyana Almeida

O município de Batalha vai sediar, entre os dias 02 a 05 de outubro, a 37ª edição da Expo Bacia Leiteira, evento promovido pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Prefeitura de Batalha e da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA).

Esta edição contará ainda com o Seminário da Cadeia Produtiva do Leite, onde trará as inovações tecnológicas do segmento ao criador alagoano, evento promovido em parceria entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Sebrae, Ifal e a prefeitura de Batalha.
O objetivo do seminário é discutir sobre oportunidades e as novas tecnologias relacionadas à cadeia produtiva do leite, contribuindo assim para o cenário econômico do nosso estado, apresentando alternativas para a venda do leite e avaliação da atuação do produtor.
A Seagri também estará promovendo o Curso de Inseminação Artificial em Bovino, no Parque de Exposições Mair Amaral, evento destinado aos pequenos produtores rurais, funcionários de propriedades rurais e estudantes de Medicina Veterinária e Zootecnia. O curso será ministrado pelo médico veterinário da Adeal, Rogério Madeiro.
Serão 40 horas, tornando todos os participantes aptos à prática de inseminação artificial pelo método Shiva, com atividades teóricas e práticas.
Expo Bacia Leiteira acontecerá no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha, e vai reunir criadores de Alagoas e de outros estados brasileiros com uma programação diversificada, onde o público vai poder acompanhar com palestras, cursos, torneios leiteiros, julgamentos, exposição de produtos, animais, além de um espaço gastronômico e shows musicais.
Consta ainda na programação, Feira da Agricultura Familiar coordenada pela Emater, palestras com a participação de técnicos da Adeal sobre o processo de evolução do status sanitário da febre aftosa para livre sem vacinação, energia fotovoltaica, verticalização na produção de leite (queijos especiais e finos), alternativas ao milho e sorgo na alimentação de bovinos de leite, método Compost Barn, possibilidade de uso no semiárido do Nordeste.