» Página Inicial Imprensa Notícias 2019 setembro Dia de Campo aborda fruticultura para agricultores familiares
11/09/2019 - 18h00m

Dia de Campo aborda fruticultura para agricultores familiares

Técnicos da Emater repassaram orientações sobre cultivo de banana, maracujá e abacaxi em Campo Alegre

Dia de Campo aborda fruticultura para agricultores familiares

Texto e fotos de Ronaldo Lima

As plantações de banana e de abacaxi se destacam na comunidade Chã da Imbira, no município de Campo Alegre, área onde antes predominava o cultivo da cana de açúcar. E foi nesse cenário que pequenos produtores rurais participaram do Dia de Campo sobre fruticultura.

Com o tema “Fruticultura: Diversificação e Inovação para a Agricultura Familiar”, técnicos da Emater/AL repassaram orientações em quatro estações, abordando temas ligados à cultura da banana, abacaxi e maracujá, bem como o aspecto da comercialização de produtos.

Para o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Sílvio Bulhões, o Dia de Campo promovido em Campo Alegre para os produtores rurais foi muito válido e propositivo, já que se trata de uma região que era voltada para o plantio da cana de açúcar e pecuária, e serve de estímulo para a produção de frutas no município.

“Além de possibilitar aos agricultores novas alternativas, inclui uma produção de maior valor agregado, melhor chance de comercialização com uma demanda grande de mercado em Alagoas”, reconhece o secretário Sílvio Bulhões.

Os participantes receber ainda orientações sobre tratos culturais, tipo de solo, espaçamento para plantio, variedades escolhidas, entre outras informações sobre fruticultura.

Mário Jorge, engenheiro agrônomo da Emater, ressalta que o evento teve a finalidade de mostrar a diversidade de culturas dentro da área de cana de açúcar, apontando a viabilidade socioeconômica da fruticultura na região e que é possível a produtividade do abacaxi, da banana e do maracujá. “Um exemplo disso, que merece destaque é o cultivo de banana”.

O presidente da Emater/AL, Elize Rêgo, acrescenta que o evento é de grande importância para os produtores e para a equipe técnica, uma vez que serve como ambiente também de troca de informação sobre a produtividade da fruticultura na região, com orientações técnicas que vão estimular a diversificação de culturas em Alagoas. “São experiências com frutas que merecem destaque e que vão ajudar no aumento da produtividade dessas culturas”.

O secretário municipal da Agricultura de Campo Alegre, Leonardo Monteiro, explica que a diversificação de culturas ainda é uma das saídas para a crise que afeta o setor sucroenergético, beneficiando grande números de pequenos e médios produtores rurais. “O sucesso do evento é fruto da parceria entre as instituições envolvidas”.

Morador de Olho D’Água Grande, Edson Acácio foi um dos participantes do Dia de Campo e saiu muito satisfeito com as técnicas repassadas pela equipe da Emater/AL sobre o cultivo e a comercialização das frutas. “Aprendi, tirei algumas dúvidas e pretendo introduzir a cultura da banana na minha região”.

Durante o evento, os participantes conheceram a importância das políticas públicas existentes como PAA e PNAE para incentivo e apoio aos agricultores familiares da região.

O Dia de Campo teve a colaboração dos técnicos da Emater/AL, Embrapa, Sebrae e prefeitura de Campo Alegre.