Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Notícias 2019 outubro Pequenos produtores aprendem técnicas sobre inseminação artificial
04/10/2019 - 11h05m

Pequenos produtores aprendem técnicas sobre inseminação artificial

A capacitação acontece até este sábado (05), no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha, como parte da programação da Expo Bacia Leiteira 2019

Pequenos produtores aprendem técnicas sobre inseminação artificial

Texto e fotos de Ronaldo Lima

Pequenos produtores rurais estão tendo a oportunidade de aprender sobre as vantagens da inseminação artificial em bovino. A capacitação, com aulas práticas e teóricas, está sendo ministrada, no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha, como parte da programação da Expo Bacia Leiteira 2019.

O curso é uma promoção do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), em parceria com a Prefeitura de Batalha, tem carga horária de 40 horas, e possibilita aos participantes aptidão na prática de inseminação artificial bovina pelo método Shiva. A conclusão, com entrega de certificados, acontece neste sábado (05).

Jailson Santana, que é produtor rural de Santana do Ipanema, e atua na pecuária de corte no estado do Tocantins, é um dos participantes do curso. Ele soube da oportunidade por meio das redes sociais e foi um dos primeiros a se inscrever, já que estava em Alagoas, visitando familiares.

“Há anos venho tentando essa capacitação e não tinha ainda como faze-la, mas graças a iniciativa da Secretaria da Agricultura de Alagoas estou aprendendo mais uma técnica para colocar em prática na minha atividade do dia a dia”, explica Jailson.

Como informa o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Sílvio Bulhões, o propósito do governo de Alagoas é dar oportunidade aos agricultores familiares a mais uma capacitação na área de atuação, com técnicas sobre a pecuária, principalmente na produção de leite e no manejo com animais.      

O médico veterinário da Adeal, Rogério Madeiro, coordenador e instrutor do curso, responsável pelas aulas teóricas e práticas, reconhece que capacitação ofertada pela Seagri, além de  trazer benefícios aos pequenos produtores rurais de Alagoas, qualifica com técnicas para o melhoramento genético do rebanho.

 Entre os temas abordados durante a capacitação estão a características do sêmen, cuidados e manuseio com o botijão criogênico, cios, estudo do aparelho reprodutor da fêmea bovina, entre outros. O encerramento acontece neste sábado (05), com entrega de certificados aos participantes.

Ações do documento