Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Notícias 2019 maio Unidade de Beneficiamento do Leite de Batalha irá melhorar o cenário econômico em Alagoas
31/05/2019 - 17h45m

Unidade de Beneficiamento do Leite de Batalha irá melhorar o cenário econômico em Alagoas

Ações efetivas na Cadeia Produtiva do Leite resultam em previsões positivas para o setor.

Unidade de Beneficiamento do Leite de Batalha irá melhorar o cenário econômico em Alagoas

Foto:CPLA

Texto de Eliú Almeida

Considerada uma das maiores produtoras de leite do Brasil, produzindo cerca de 900 mil litros por dia, a bacia leiteira alagoana, apoiada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-Al), ao final do segundo semestre irá contar com a Unidade de Beneficiamento do Leite (UBL) instalada no município de Batalha, sendo essa administrada pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA). 

Para o secretário da Agricultura, Ronaldo Lessa, a estrutura da cadeia produtiva do leite em Alagoas será ampliada com a chegada da UBL. “Precisamos aumentar a capacidade de produção e industrialização do leite em Alagoas. E essa unidade em Batalha é fundamental para o  Estado. A nossa missão à frente da Agricultura é percorrer todo o Estado, verificando o andamento das demandas, para a elaboração de um mapeamento dos trabalhos a serem executados”, diz o secretário.

Seguindo o prisma do cooperativismo, a unidade pode colaborar com a inclusão produtiva de 10 mil pequenos produtores, triplicando a renda e aumentando a capacidade de produção na agricultura familiar. 

O parque industrial, quando concluído, atenderá às demandas de beneficiamento e produção de leite em pó, leite condensado, doce de leite, queijo, leite UHT e bebidas lácteas. 

Alagoas encontra-se no 5º lugar do ranking da produtividade do setor, existindo, aproximadamente, 30 mil famílias que dependem direta ou indiretamente do leite, sendo o segundo mais importante setor do agronegócio alagoano.

Expo Bacia Leiteira

Com uma programação diversificada e de incentivo à agricultura familiar na região da bacia leiteira do estado de Alagoas, a 37ª Expo Bacia Leiteira ocorrerá no período de 03 a 05 de outubro e será realizada no Parque de Exposições Mair Amaral, localizado no município de Batalha.

Ações do documento