» Página Inicial Imprensa Notícias 2019 maio Seagri prestigia 8º Encontro Estadual de Sementes Crioulas em Igaci-AL
31/05/2019 - 18h00m

Seagri prestigia 8º Encontro Estadual de Sementes Crioulas em Igaci-AL

Secretário recebeu do coordenador executivo da ASA, Mardônio Alves, uma proposta sobre a produção agroecológica das sementes crioulas.

Seagri prestigia 8º Encontro Estadual de Sementes Crioulas em Igaci-AL

Texto de Eliú Almeida

No semiárido brasileiro, homens e mulheres do campo, mantêm a importante tarefa de multiplicar as espécies crioulas. Com a missão de elaborar um planejamento continuado sobre o tema, a Articulação do Semiárido Alagoano (ASA) realizou, de 29 à 31 de maio, o 8º Encontro Estadual de Sementes Crioulas, na Associação de Agricultores Alternativos (Aagra), localizada no Sítio Jacaré, em Igaci-AL.

O secretário de Estado da Agricultura, Ronaldo Lessa, que esteve no encontro acompanhado de autoridades parlamentares,  recebeu do coordenador executivo da ASA, por meio da Cooperativa dos Bancos Comunitários de Sementes (Coppabacs), Mardônio Alves da Graça, uma proposta sobre a produção agroecológica das variedades de sementes crioulas.

Para Lessa, a agricultura familiar sempre foi prioridade. "O Fecoep foi criado na época em que fui governador de Alagoas. Hoje, o Fundo de Combate à Erradicação e a Pobreza tem sido ampliado pelo governador Renan Filho. Precisamos destinar esses recursos também, para a agricultura familiar", ressaltou o secretário.

Durante o evento, agricultores, técnicos, professores, representantes de associações, movimentos, parlamentares e governo discutiram sobre a situação das sementes crioulas no Estado, transgênicas, o agrotóxico e a política para fortalecer a agricultura familiar.

A deputada estadual Jo Pereira fez elogios ao secretário da Agricultura de Alagoas pelo apoio ao pequeno agricultor quando foi governador. "Ronaldo, reconhecemos a sua luta pelos pequenos agricultores desde a época em que você foi governador. O que depender de mim, a Assembleia ajudará nessa missão que lhe foi confiada. Você sabe que não está só", concluiu a deputada.

O deputado federal Paulão, enalteceu a gestão do presidente Lula, afirmando que o mesmo, em seu governo, deu total apoio à agricultura familiar no Brasil, e aconselhou que os agricultores alagoanos, devem se unir na luta pela ampla variedade de sementes crioulas.

Representando o Fórum de Secretários Municipais da Agricultura, o secretário de Inhapi, Cazuza de Oliveira, disse que os municípios precisam de assistência técnica. “É necessário que esses encontros aconteçam para que sejam discutidos os problemas das sementes crioulas, de forma conjunta como esta sendo apresentada aqui, com a participação da Seagri representando o executivo e o parlamento na pessoa dos deputados Paulão e Jo Pereira. As secretarias municipais precisam de assistência técnica de forma mais efetiva. Os bolsistas não conseguem desenvolver sozinhos a nossa agricultura”, afirmou.

Mardônio Alves, coordenador executivo da ASA, relatou que a luta pelas sementes crioulas vem sendo conquistada passo a passo. "Viemos de um processo de quase dez anos, lutando por uma política de sementes. E, agora, a gente consolida essa proposta na perspectiva de um plano estadual, ou seja, debatemos com as autoridades sobre diversos temas na pauta da agricultura familiar, desde a questão dos transgênicos, aos agrotóxicos e momentos de estiagens. Sobretudo, a apresentação da proposta ao executivo e legislativo, além de outras instituições", destacou Mardônio.

Selecionadas e mantidas por várias décadas pelos agricultores familiares, as sementes crioulas guardam em si a riqueza natural da nossa terra e, por isto, devem ser preservadas e disseminadas.

Participaram do debate Ronaldo Lessa, secretário de Estado da Agricultura; Adriano Jorge, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); o deputado federal Paulão e a deputada estadual Jó Pereira; Alay Correia, da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em Alagoas; Oliveiro Piancó, prefeito de Igaci;  Cazuza Oliveira, secretário municipal de Agricultura de Inhapi, representando o Fórum dos Secretários Municipais de Agricultura, juntamente com Estevão secretário de Agricultura de Delmiro Gouveia.