Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Notícias 2019 maio Alagoas recebe Seminário de Inovação no Semiárido com palestra internacional
15/05/2019 - 16h00m

Alagoas recebe Seminário de Inovação no Semiárido com palestra internacional

Diego Berger, diretor da Mekorot, empresa de abastecimento de Israel, que está entre as 10 maiores empresas de água do mundo, foi uma das atrações do evento.

Alagoas recebe Seminário de Inovação no Semiárido com palestra internacional

O Semiárido brasileiro é o maior ecossistema tropical do mundo, ocupando oito dos nove estados da região Nordeste do Brasil. Nele, encontra-se a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a principal da região, formada pelo rio São Francisco e seus afluentes. No entanto, a população nordestina, em especial a do Sertão de Alagoas, não consegue ter acesso permanente aos rios e canais que cortam a região.

Para debater tecnicamente as questões do semiárido alagoano, propondo alternativas em termos de projetos, programas e políticas públicas para o desenvolvimento regional, como, também, debater os desafios e as oportunidades na gestão de águas, a produtividade no semiárido e as experiências em inovação de produtos, foi que surgiu a ideia do Seminário de Inovação no Semiárido, com o tema  “A Experiência de Israel”.

Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL),  tendo como parceiro o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas (Seagri-Al), o evento está sendo realizado no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), das 8h às 18h, e reúne pesquisadores, técnicos, gestores, produtores e estudantes. 

Presente à solenidade de abertura do evento, o secretário de Estado da Agricultura alagoana, Ronaldo Lessa, enfatizou que Alagoas está desenvolvendo estratégias para o avanço de novas tecnologias de nível internacional no Estado. “Discutir as políticas públicas de forma integrada com os técnicos e especialistas de Israel, colocando em discussão o nosso semiárido, é muito importante, principalmente para o avanço do Canal do Sertão”, disse.

“Saber o real valor dos recursos hídricos é uma ferramenta de gestão. É preciso implantar políticas de conscientização da importância da água. Não há como falar em tecnologia, sem falar em racionar água”, destaca Diego Berger, diretor da Mekorot, empresa de abastecimento de Israel, que está entre as dez maiores empresas de água do mundo.

Berger trouxe para o público alagoano a experiência do desenvolvimento e técnicas para a atividade agropecuária em condições climáticas extremas que podem ser aproveitadas no nosso Estado. Outros temas relevantes estão sendo discutidos no seminário.

Israel é o país mais avançado do mundo no que se refere à irrigação. Conta com 100% das terras agrícolas subirrigadas, além de possuir solo desértico, sem características propícias para a agricultura. No entanto, mais de 80% de seus produtos agrícolas são exportados e mais de 50% da sua irrigação é de água de reuso.

O evento foi dividido em três etapas, com quatro apresentações de palestrantes:

PROGRAMAÇÃO – Seminário “Inovação no Semiárido: A Experiência de Israel”

15/05 - Quarta-Feira

08h - Credenciamento e Café de Boas-Vindas

08h30 - Solenidade de Abertura

09h - Apresentação da Missão a Israel

09h20 - Painel I: Gestão de Águas

Debatedor/Presidente de Mesa: José da Silva Nogueira Filho - Federação da Indústria do Estado de Alagoas (Fiea)

Palestrantes:

•          Diego Berger (Eshkol Reservoir – Mekorot/ Israel)

•          Valmir Pedrosa – Universal Federal de Alagoas (Ufal)

•          Gustavo Carvalho – Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh)

•          Clécio Falcão – Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal)

12h - Perguntas

12h30 - Intervalo Almoço

13h30 - Painel II: Produção no Semiárido

Debatedor/Presidente de Mesa: Fábio Guedes - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal)

Palestrantes:

•          Zion Shemer – Centro de Agricultura de Desenvolvimento Ramat Ha-Negev

•          Jose Nildo Tabosa - Instituto Agronômico do Semiárido (IPA)

•          Daniel Araújo – Instituto Nacional do Semiárido (INSA)

•          Dr. Flávio França - Embrapa Semiárido

15h30 - Painel III: Experiências em Inovação de Produtos – Dificuldades e Perspectivas

Debatedor/Presidente de Mesa: Vinícius Lages (Sebrae/NA)

Palestrantes:

•          Ministro Marcos Pontes – Ministério da Inovação, Ciência, Tecnologia e Comunicações (MCTIC).

•          Prof Beni Lew (Instituto Volcani, Israel)

•          Barbara Brakarz -  Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

•          João Flávio – Embrapa Alimentos e Territórios

17h30 - Perguntas

18h - Encerramento

Além do secretário Ronaldo Lessa (SeagriqAL), a solenidade de abertura contou a participação de Álvaro Almeida (Faeal), Ronaldo Moraes (Sebrae-Al), Eliseu Rego (Emater-Al), deputada estadual Jô Pereira (ALE-Al), Diego Berger (Missão Israel), Sheila Golabak (Assessora Especial - Consulado de Israel em São Paulo), José Nogueira (Fiea), Clécio Falcão (Casal), Alex Gama (Semarh), Ubirjara Barreto (secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Sergipe) e a prefeita de Mar Vermelho Juliana Almeida. 

Ações do documento