» Página Inicial Imprensa Notícias 2019 junho Polo Agroalimentar de Arapiraca recebe o secretário estadual da agricultura e parceiros
06/06/2019 - 21h55m

O Polo Tecnológico Agroalimentar fica localizado no povoado Bananeira em Arapiraca, a 130 km da capital alagoana, Maceió.

Texto de Eliú Almeida

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Ronaldo Lessa, visitou nesta quinta-feira (6), o Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca para conhecer sua estrutura, acompanhado pela secretária de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Cecília Lima Rocha, pelo prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, da vereadora, Graça Lisboa, pelo reitor da Uneal, Odilon Máximo, dentre outras autoridades, cooperativas e entidades da agricultura familiar.

Para o secretário Ronaldo Lessa, todas as instituições devem estar envolvidas nessa missão. “A nossa visita ao Polo Agroalimentar de Arapiraca, cumpriu seu dever. Verificamos a necessidade de melhorias nessa importante unidade de pesquisa voltada para o desenvolvimento da agricultura no estado. Estou certo, que, com o apoio de todos, conseguiremos avançar”, acredita o secretário.

Cecília Lima Rocha, secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, falou que o parque tecnológico é importante para auxiliar os agricultores em suas plantações. “Precisamos investir no parque tecnológico de Arapiraca, para retomar as pesquisas que são essenciais para os produtores rurais da região, com orientações de como plantar sem prejuízos por meio de técnicos pesquisadores. Chegou o momento de nós, instituições governamentais, darmos as mãos e avançar com esse projeto”. Enaltece Cecília.

“É importantíssimo às instituições envolvidas estarem reunidas, hoje, no Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca, discutindo sobre investimentos nesse espaço de pesquisa que promove o fortalecimento da agricultura no agreste alagoano. A nova gestão da Uneal se inclui nesse projeto”. Exaltou Odilon Máximo, reitor da UNEAL.

O objetivo do Parque é desenvolver um ambiente favorável para o fortalecimento da mandiocultura, horticultura, fruticultura e derivados, como também, fomentar a pesquisa.

Situado estrategicamente na região do agreste de Alagoas, o Polo possui laboratórios para tecnologia de alimentos, de análise químico – microbiológico; solo, água e irrigação; produção semi-industrial de derivados da mandioca; processamentos de hortaliças, frutas e de agrometeorologia.

A área abriga um dos pontos mais inovadores quando se trata de energia limpa e consumo sustentável. A proposta é irrigar áreas agrícolas a partir de energia eólica e solar. O polo mantém um protótipo de estação energética de baixo custo, que integra painel solar e uma torre eólica, para rodar um sistema de irrigação que economiza água e energia, assim como irrigar áreas agrícolas, através de sistema digital, beneficiando a cadeia produtiva alagoana.