Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Notícias 2019 agosto Área de produção de grãos inicia safra 2019 com colheita de milho
26/08/2019 - 19h00m

Área de produção de grãos inicia safra 2019 com colheita de milho

Expectativa da Comissão de Grãos é de uma safra de 35 mil toneladas de soja e milho

Área de produção de grãos inicia safra 2019 com colheita de milho

Texto e fotos Ronaldo Lima

Com uma expectativa de 35 mil toneladas de soja e milho, nos plantios tecnificados com estas culturas em áreas localizadas nos municípios de Anadia, Alagoas inicia, a partir de segunda-feira, 26, a safra de grãos 2019 com a colheita de milho.

O ponta pé inicial foi dado no Complexo de fazendas Santa Rita e São José, na cidade de Anadia, do Grupo Santana, do estado do Rio Grande do Norte, onde detém uma área plantada de 3.200 hectares.

Como explica o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Sílvio Bulhões, Alagoas terá uma boa safra, com uma grande expectativa de crescimento com relação ao ano passado, principalmente com milho e soja, o que torna a atividade mais consolidada no estado.

“A produção de grãos integra todas as cadeias produtivas, como a de bovino, de aves, suíno, caprino e do leite, o que proporciona o crescimento das atividades agropecuárias como um todo”, assegura o secretário Sílvio Bulhões. Segundo ele, com o apoio do governo do Estado, a produção de grãos tem avançada na regiões da zona da Mata e do litoral Norte.

De acordo com informação da Comissão de Grãos de Alagoas, o clima dos últimos setenta dias vem contribuindo significativamente o bastante para consolidação desta produção na região.

Ivanilson Araújo, presidente do Grupo Santana, destaca que além da produção de milho, soja, sorgo, mileto e feijão, a empresa também vem apostando no plantio de algodão, aumentando ainda mais a diversificação de culturas em áreas de renovação de cana de açúcar.

“Iniciamos nossa safra numa área de 1.880 hectares de milho, onde teremos uma excelente safra e na segunda quinzena daremos início à safra da soja e do feijão”, afirma o produtor Ivanilson Araújo.

Além de soja e milho, há ainda plantio de feijão de corda, feijão de arranca, sorgo e algodão. Como novidade temos na área pesquisa com trigo (primeiro ano), além de áreas demonstrativas e de pesquisas com milho e soja.

O presidente da Comissão de Grãos de Alagoas, Hibernon Cavalcante, superintendente da Seagri, ressalta que a produção de soja e milho vem tendo uma crescente nos últimos cinco anos, o que é uma boa notícia para o estado de Alagoas, pela geração de emprego e renda.

“Este ano, fruto do aspecto climático, houve um crescimento em área plantada e de produtividade, o que vai atender o mercado interno da região”, comemora Hibernon Cavalcante.

O evento foi prestigiado pelo deputado federal, Isnaldo Bulhões, que faz parte da comissão de agricultura da Câmara dos Deputados, por produtores, técnicos e representantes de empresas ligadas ao agronegócio.

 
Ações do documento