» Página Inicial Imprensa Notícias 2018 Março Feira Agrária do Crédito Fundiário acontece, pela segunda vez, em Chã Preta
12/03/2018 - 09h46m

Feira Agrária do Crédito Fundiário acontece, pela segunda vez, em Chã Preta

Promovida pelo Iteral em parceria com a prefeitura municipal, a atividade integra os festejos da emancipação política do município

Feira Agrária do Crédito Fundiário acontece, pela segunda vez, em Chã Preta
Texto de Helciane Angélica Santos Pereira

O município de Chã Preta, situado na região da Zona da Mata alagoana, recebe a primeira edição da Feira Agrária do Crédito Fundiário de 2018, nesta sexta (9) e sábado (10). A atividade é uma realização do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), com o apoio da Prefeitura municipal, e integra a programação da 25ª Festa da Cultura, que celebrará os 56 anos de emancipação política do município.

De acordo com o diretor-presidente, Jaime Silva, essa é a segunda vez que a feira é promovida na cidade e demonstra a importância da agricultura familiar. “Com uma agricultura forte evitamos o êxodo rural e vários problemas sociais. As feiras representam um espaço para o desenvolvimento econômico e sociocultural no meio rural; além de facilitar o escoamento da produção agrícola sem a intervenção de atravessadores. Outros municípios estão interessados em realizar as feiras, e vamos fazer tudo para atender e percorrer todas as regiões do Estado”, destacou.

Participarão da feira representantes das famílias beneficiadas pelo Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) de três unidades produtivas de Chã Preta: Mundaú do Areia, Paraibinha e Santo Izidro, além de assentamentos do crédito fundiário, convidados dos municípios de Quebrangulo, União dos Palmares e Joaquim Gomes.

Das 6 às 21h, em frente ao Centro Administrativo Coronel Pedro Teixeira, serão comercializados alimentos produzidos sem agrotóxicos, como macaxeira, feijão verde, inhame, batata-doce, frutas (banana, abacaxi, coco, laranja, abacate, jaca, limão, mamão e melancia), hortaliças, pimenta de cheiro, tapioca, doces caseiros, dentre outros.

Crédito Fundiário

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é um programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, criado em 2003, sendo coordenado pela Secretaria de Reordenamento Agrário. É uma ação complementar ao Plano Nacional de Reforma Agrária, que busca ser um instrumento de democratização do acesso à terra, combate à pobreza rural e consolidação da agricultura familiar.

Atualmente, em Alagoas, existem 163 associações e 180 contratos individuais no programa, além de, aproximadamente, 3.500 famílias em unidades produtivas distribuídas em 48 municípios das regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Helciane Angélica Santos Pereira