» Página Inicial Imprensa Notícias 2018 Abril Técnicos da Emater visitam assentamento no município de Capela
16/04/2018 - 13h46m

Técnicos da Emater visitam assentamento no município de Capela

Assistência técnica orientou agricultores nos cultivos de mandioca, amendoim, feijão, batata, melancia, entre outros

Técnicos da Emater visitam assentamento no município de Capela

Texto de Marta Moura

Com a chegada da quadra chuvosa em Alagoas, agricultores familiares aguardam o aumento da produção, consequentemente, o fortalecimento da renda. Sendo assim, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em parceria com a prefeitura municipal de Capela, promoveu uma visita técnica ao assentamento Fazenda Velha.

Durante a visita, técnicos e representantes dos órgãos presentes analisaram os produtos que estão sendo cultivados por agricultores da região, como a mandioca, melancia, amendoim, soja, feijão e batata que beneficiam diretamente setenta e duas famílias assentadas.

A agricultora e beneficiária Maria José (44) explica que raízes, hortaliças e frutas cultivadas por ela são importantes para mantê-la com a renda obtida pelas vendas e melhorar seus dias com o trabalho apresentado. “Com a terra para plantar, sementes e orientação dos técnicos, vamos ter uma boa produção nos próximos dias”.

Além disso, para melhorar a comercialização agrícola, a Emater e a Prefeitura de Capela formalizaram uma cooperação técnica, onde a parceria visa à construção da Central de Abastecimento do PAA contendo caminhão, caminhonete, paletes, computador, balança e freezers.

Segundo o presidente da Emater, Elizeu Rêgo, essa central será importante para que o produtor traga seus produtos a fim de comercializá-los tanto para mercado interno e externo, sem a participação da figura do atravessador.

“Vendo o resultado positivo na vida de agricultores, por meio da plantação de alimentos que contribuem para o fortalecimento de diversas famílias, com a ajuda técnica da Emater, é gratificante. Para isso, será entregue em 90 dias uma Central de Abastecimento do PAA, contribuindo ainda mais na região”.

O prefeito do município, Adelmo Calheiros, ressaltou a necessidade de firmar parcerias com o Governo de Alagoas, por meio da Emater, o que em muito fortalece a agricultura de Capela dando oportunidade a mais de 200 famílias em quatro assentamentos rurais.

“A prefeitura vem desenvolvendo um trabalho para garantir a alimentação das famílias, dando trabalho e sustento financeiro a homens e mulheres do campo que estavam desempregados, numa situação de crise no Estado”, afirmou Calheiros.

Pela cooperação técnica entre a Emater e a Prefeitura de Capela, os agricultores familiares terão uma assistência técnica continuada, bem como equipamentos para incrementar a produtividade nas áreas cultivadas.

Com cooperação técnica entre a Emater e a prefeitura, agricultores familiares terão uma assistência técnica continuada, bem como equipamentos para incrementar a produtividade nas áreas cultivadas