Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Notícias 2018 Abril Agricultura familiar recebe reforço de 60 tratores e 14 caminhões-frigorífico
09/04/2018 - 11h57m

Agricultura familiar recebe reforço de 60 tratores e 14 caminhões-frigorífico

Prefeituras, cooperativas e associações de pequenos produtores rurais foram beneficiadas com a entrega em Arapiraca, no segundo dia do Governo Presente na região

Agricultura familiar recebe reforço de 60 tratores e 14 caminhões-frigorífico
Texto de Petrônio Viana 

A agricultura familiar alagoana recebeu mais um reforço de peso nesta sexta-feira (6), no segundo dia do Governo Presente no Agreste. Em Arapiraca, representantes de prefeituras da região, cooperativas e associações rurais receberam 60 tratores e 14 caminhões-frigorífico destinados à potencialização da produção rural em municípios do Agreste e Sertão. 

 

Os tratores fazem parte do pacote de 148 unidades já adquiridas pelo Governo do Estado para serem entregues aos pequenos produtores em 2018. A entrega dos equipamentos, de acordo com o governador Renan Filho, busca incentivar o aumento da produção da agricultura familiar, elevar sua produtividade e gerar empregos.  “É a agricultura familiar, no Sertão e no Agreste, especialmente, que mais gera emprego, renda e garante o sustento das famílias de Alagoas. Hoje fazemos a maior entrega de implementos agrícolas da história de Alagoas. Estamos ao lado dos pequenos produtores da agricultura familiar para dar continuidade a esse trabalho, que o governo faz desde o seu início. Hoje, com recursos próprios, estamos fortalecendo a mecanização no campo”, lembrou Renan Filho. 

 

“Os agricultores estão felizes, realizados, porque só sabe a importância de um trator para ajudar a arar a terra o pequeno agricultor, aquele que não tem dinheiro para comprar um equipamento desses ou contratar horas de serviço de um trator de outra pessoa. São pessoas que trabalham, que produzem. Com a distribuição dos equipamentos, o governo garante a elevação da produtividade da agricultura alagoana, a competitividade de seus produtos, gerando empregos no campo. Este é um momento único em Alagoas e estamos fazendo um esforço grande para nos aproximarmos de quem mais precisa”,  afirmou o governador. 

 

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, também ressaltou o momento histórico vivido pela agricultura em Alagoas nesta sexta-feira. “Esses tratores vão possibilitar o aumento da eficiência e baratear os custos de produção desses agricultores rurais. Tivemos um extremo cuidado também na seleção dos beneficiários, atendendo verdadeiramente os pequenos agricultores que vivem do seu trabalho na terra. Os caminhões-frigorífico servirão de apoio ao Programa do Leite, que beneficia mais de 80 mil famílias alagoanas e já conta com o suporte estratégico do Governo do Estado na aquisição do produto. Agora, esses veículos vão dar apoio a três cooperativas na distribuição do leite, permitindo que ele chegue com qualidade ao consumidor final”, explicou Santiago. 

 

A 9ª edição do Governo Presente teve início na quinta-feira (5) e segue até o sábado (7), envolvendo todas as secretarias de Estado e órgãos da administração indireta. Estão sendo beneficiados os municípios de Arapiraca, Belém, Campo Alegre, Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, São Sebastião e Taquarana, com ênfase em obras de infraestrutura, educação, abastecimento de água e assistência social. 

 

Nesta sexta, às ações do Governo Presente no  Agreste contam com as presenças do senador Renan Calheiros, do ex-ministro e deputado federal Maurício Quintella, do deputado federal Givaldo Carimbão, da ex-prefeita de Arapiraca Célia Rocha, do secretário-chefe do Gabinete Civil Fábio Farias, além de deputados estaduais, secretários de Estado, lideranças e prefeitos da região.

 

 

 

Neno Canuto
Neno Canuto
Neno Canuto
Neno Canuto
Neno Canuto
Neno Canuto
Neno Canuto
Neno Canuto
Neno Canuto
Neno Canuto
Neno Canuto
Neno Canuto
Ações do documento