» Página Inicial Imprensa Notícias 2017 Novembro Secretários do Nordeste e de Minas Gerais discutem agricultura familiar
30/11/2017 - 12h49m

Secretários do Nordeste e de Minas Gerais discutem agricultura familiar

Encontro em Maceió debate com gestores estaduais, até esta sexta-feira (01), políticas de apoio à agricultura familiar no Brasil

Secretários do Nordeste e de Minas Gerais discutem agricultura familiar

Ronaldo Lima – Texto e fotos

Maceió sedia de hoje (30) até esta sexta-feira (01), no Hotel Atlantic, com gestores do Nordeste e do  estado de Minas Gerais, políticas de apoio à agricultura familiar. As discussões fazem parte do 10° Fórum Regional de Promoção à Agricultura.

O Fórum traz palestras sobre “Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável: Construindo Alternativas para o Nordeste Rural”, “Elementos para uma Política de Irrigação para a Agricultura Familiar”, e “Análise Territorial para o Desenvolvimento da Agricultura Irrigada”.

Antônio Santiago, secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, destaca a relevância do encontro com os gestores estaduais da Agricultura por entender que são temas interessantes e estratégias com a realidade nordestina, voltadas à agricultura familiar.

"Trata-se de uma temática propositiva e que vai discutir as necessidades e alternativas para o fortalecimento da agricultura familiar para Alagoas e toda região Nordeste", assegura o gestor da Seagri, Antônio Santiago.

Criado em 2015, em Fortaleza, o fórum tem como objetivo criar um espaço permanente de reflexão e articulação política e técnica da agricultura familiar da região nordeste.

Paolo Silveri, Gerente do Programa para o Brasil na Sede do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA) em Roma, o encontro entre os gestores do Nordeste e também o secretário da agricultura de Minas Gerais, é um momento extremamente proveitoso, de definição e de melhorias para a agricultura familiar no Brasil.

Paolo ressalta ainda que o FIDA tem apoiado projetos em Alagoas, por meio do Programa Dom Hélder Câmara no Canal do Sertão, e vai continuar incentivando ações no Brasil, já que é o único país no mundo em que o órgão mantém dois escritórios para apoiar iniciativas e atividades agrícolas.

Nessa sexta-feira, 01, o técnico da Seagri, Reinaldo Falcão, fará uma apresentação com o tema “A experiência do Estado de Alagoas: O Canal do Sertão Alagoano”.

O 10 Fórum dos Gestores Estaduais Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e Minas Gerais será encerrado às 13h, com plenária e encaminhamentos para a próxima reunião, que ocorrerá em Fortaleza.