Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Notícias 2017 Julho Fórum debate a carcinicultura no Biaxo São Francisco
13/07/2017 - 12h07m

Fórum debate a carcinicultura no Biaxo São Francisco

Técnicos da Seagri apresentam, em Piaçabuçu, as vantagens da criação de camarão em cativeiro

Fórum debate a carcinicultura no Biaxo São Francisco
Ronaldo Lima
 
Produtores, técnicos, pescadores e gestores participaram, nesta quinta-feira (13), no município de Piaçabuçu, do 3° Fórum Temático de Aquicultura, evento realizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura. Em pauta, as demandas da aquicultura da região e a carcinicultura.
 
Durante todo o dia, técnicos da superintendência de Aquicultura da Seagri apresentaram as vantagens sobre a produção de camarão em cativeiro no Baixo São Francisco e ainda sobre o licenciamento ambiental para regulamentação das atividades do pescado.
 
O secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, destaca que o encontro com produtores, técnicos, gestores e representantes das Colônia de Pescadores serve para aproximar ainda mais o segmento que lidam com aquicultura e os técnicos do governo de Alagoas.
 
"O propósito do governo Renan Filho é diversificar ainda mais as atividades produtivas, e a carcinicultura é uma atividade promissora e que vai gerar renda às famílias e empregos na região e em Alagoas", assegura o secretário Álvaro Vasconcelos.
 
Antonio Amorim, presidente da Colônia de Pescadores de Piaçabuçu e da Federação dos Pescadores de Alagoas, reconhece que o fórum vai fortalecer as atividades pesqueiras e impulsionar a criação de camarão na região do Baixo São Francisco. 
 
"O apoio e o incentivo que o governo está oferecendo, por meio da Seagri, só vai trazer benefícios para os que vivem da pesca em Alagoas", afirma.
 
Para o presidente da recem criada Associação dos Criadores de Camarão de Alagoas, Alfredo Pereira, o fórum é mais uma oportunidade para integração entre produtores e os órgãos governamentais para o fortalecimento das atividades em Alagoas.
 
"A pauta foi uma solicitação da Associação, e é um momento muito importante para discutir temas como a produção, comercialização e do licenciamento ambiental para regulamentação das atividades", explica Alfredo.
 
O evento teve ainda a participação de técnicos a da prefeitura de Piaçabuçu, IMA, Codevasf, Ufal e da Federação da Agricultura de Alagoas.
Ações do documento