Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Notícias 2017 Dia de Campo da mandioca mobiliza agricultores em Junqueiro
10/11/2017 - 10h10m

Dia de Campo da mandioca mobiliza agricultores em Junqueiro

A palestra sobre pesquisas marcou o encerramento da Expo Mandioca do Agreste

Dia de Campo da mandioca mobiliza agricultores em Junqueiro

Ronaldo Lima (texto e fotos) 

O Dia de Campo sobre “Controle de ervas daninha”, marcou o encerramento da terceira edição da Expo Mandioca do Agreste alagoano, em Junqueiro, com a palestra do secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, e pesquisador da Embrapa. 

A estação experimental da mandioca, no povoado Chã da Ponte, foi o local escolhido para o resultado das pesquisas de vari3dades da mandioca, onde os agricultores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e conhecer os estudos.

O secretário de Estado da Agricultura, Antonio Dias Santiago, fez uma palestra sobre a importância da tecnologia no crescimento da agricultura brasileira, escolha das áreas de plantio, análise de solo, cuidados com as manivas, sementes e controle de ervas daninhas.

"Transmitimos aos agricultores rurais informações importantes sobre as pesquisas feitas pela Embrapa em Junqueiro e que vão ajudar na produção da mandioca na região", explica o secretário da Agricultura, Antônio Santiago. 

Para Marizete Sinésio, do município de Feira Grande, O Dia de Campo foi muito importante para ela e para suas vizinhas que participaram, já que deu para tirar dúvidas e conhecer mais sobre o cultivo da mandioca. 

"Aprender nunca é demais, e a palestra só vai trazer benefícios para os pequenos produtores rurais que dependem da mandioca", reconhece dona Marizete. 

Josiane Castro, gerente de pesquisas da Emater, reconhece que o Dia de Campo é um momento para os agricultores pela troca de experiências e uma oportunidade de conhecimento. 

"Além da oportunidade de aprendizagem, os pequenos produtores rurais da região passam a ter uma ideia de como melhorar a produtividade ", afirma Josiane. 

Os técnicos da Emater, explica a gerente de pesquisas, auxiliam no acompanhamento e avaliações junto aos agricultores rurais, na mobilização dos eventos de capacitação e na transferência de tecnologia para os agricultores. 

 

O Dia de Campo sobre a cultura da mandioca teve a parceria da Seagri, Emater, Sebrae/AL, Fapeal, Embrapa, Federação da Agricultura e prefeitura de Junqueiro.

Ações do documento