» Página Inicial Imprensa Notícias 2017 Dezembro Integração e mensagem de Natal marcam reunião da Seagri
22/12/2017 - 12h21m

Integração e mensagem de Natal marcam reunião da Seagri

Secretário Antônio Santiago fez prestação de contas e apresentou planejamento para 2018

Integração e mensagem de Natal marcam reunião da Seagri

Ronaldo Lima (texto) e Marta Moura (fotos)

Momento de integração, mensagem de final de ano, os desafios da gestão e ações para 2018. Estes foram os temas da reunião de trabalho presidida pelo secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, com os servidores de todos os setores, nesta sexta-feira (22).

O momento de fé aos servidores foi proferido pelo padre franciscano, Romildo Honorato, da Igreja dos Capuchinhos, com mensagens sobre o significado do Natal para os cristãos, de autoestima, superação, humildade e reflexão.

Antônio Santiago, secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, que apesar de estar à frente da pasta há pouco mais de dois meses, fez um balanço das ações desenvolvidas pela equipe técnica e da gestão durante este ano e as perspectivas para 2018.

“Foi um momento de integração e tratamos ainda sobre os desafios da gestão e o planejamento para 2018”, explica o secretário da Agricultura, Antônio Santiago.

Para o técnico do departamento financeiro, Roberto Cavalcante, que é servidor da Seagri há mais de 20 anos, ressalta que o encontro foi uma iniciativa louvável da atual gestão da Secretaria, e uma oportunidade de conhecer as ações que estão sendo executadas em Alalgoas e as novas ações para o próximo ano.

“A reunião com os servidores foi um marco e tem um significado de respeito com cada funcionário da casa, quer seja das atividades meio e fim da Secretaria da Agricultura, mostrando o que se fez até agora e o que se pretende para 2018”, reconhece Roberto.

Entre os desafios para os próximos anos, o secretário da Agricultura Antônio Santiago destacou como prioridades do governo de Alagoas, agricultura familiar, Canal do Sertão, diversificação de cultura nas regiões do setor sucroenergético, Bacia Leiteira, Programa do Leite, distribuição de sementes, Programa de irrigação e, ainda, de Regionalização de Abatedouros e Feiras de Animais, entre outros.

O secretário Antônio Santiago ressaltou ainda os Programas Garantia Safra, água para Todos, de Mecanização Agrícola, bem como a importância da Comissão de Grãos de Alagoas.

Dentro do planejamento estratégico elaborado pela equipe técnica da Seagri, o secretário destacou também a implantação de câmaras setoriais do camarão, mandioca, cana de açúcar e apicultura, bem como a implantação de vitrines tecnológicas no Canal do Sertão, Alagoas Agroalimentar e Programa territorial integrado de valorização agrária.

Santiago explicou ainda que para execução dos projetos e programas para 2018, vai buscar parcerias nas instituições como Embrapa, Sebrae/AL, Ufal, Federação da Agricultura (Faeal), Secretaria do Planejamento, Emater e Adeal.