Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Notícias 2017 Agosto Povoamento de alevinos é feito em Major Izidoro
10/08/2017 - 10h04m

Povoamento de alevinos é feito em Major Izidoro

Por meio da Seagri, açude de São Marcos recebe 30 mil alevinos de tilápia

Povoamento de alevinos é feito em Major Izidoro

 

Ronaldo Lima 
 
Em mais uma ação da secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri ), o governo de Alagoas contempla pequenos produtores rurais com a doação de 30 mil alevinos da espécie tilapia, em Major Izidoro, nesta quarta-feira. 
 
O povoamento da barragem de São Marcos foi realizado por técnicos da Superintendência de Aquicultura da Seagri e de técnicos da prefeitura de Major Izidoro, em evento prestigiado por lideranças políticas locais e representantes de associações e cooperativas do município. 
 
Como explica o secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, o,povoamento dos açudes com alevinos da espécie tilápia tem um grande significado para as comunidades e representa uma renda extra para as famílias de pequenos agricultores. 
 
"Somente este ano, o governo de Alagoas já fez a doação de mais de um milhão de alevinos para as famílias de pequenos produtores rurais em todas regiões do estado", comemora o secretário Álvaro Vasconcelos. 
 
Para Cícero da Silva, morador do povoado São Marcos,  a população está comemorando com as chuvas que encheram as barragens e açudes, e agora com a distribuição dos alevinos para as famílias. 
 

A ação, que conta com a parceria da Companhia dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), serve de incentivo à aquicultura em barragens e açudes públicos comunitários, refletindo no aumento da produção pesqueira do Estado.

Além das barragens e açudes públicos, a Seagri mantém 17 módulos de tanques-rede distribuídos por todas as regiões do estado, atendendo a 20 famílias cada um.

Após sua estruturação, esses tanques-rede passaram a ser geridos por associações comunitárias cuja direção foi capacitada para administrar seu funcionamento e para manejar o pescado. Periodicamente, esses módulos são abastecidos com alevinos pela Superintendência de Aquicultura da Seagri.

Ações do documento