Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Notícias 2017 Agosto Pequenos produtores participarão de curso de inseminação artificial
02/08/2017 - 10h44m

Pequenos produtores participarão de curso de inseminação artificial

O evento, será realizado em Batalha, entre os dias 07 a 11 de agosto, com aulas práticas e teóricas

Pequenos produtores participarão de curso de inseminação artificial

Ronaldo Lima

Pequenos produtores rurais da agricultura familiar estarão participando, entre os dias 07 a 11 de agosto, em Batalha, do curso de inseminação artificial de bovino, evento promovido pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

O curso, que conta com a parceria da Federação da Agricultura de Alagoas (Faeal), possui um total de 20 horas, tornando todos os participantes aptos à prática de inseminação artificial pelo método Shiva.

Como explica o secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, entre as vantagens da inseminação artificial, estão o melhoramento do rebanho em menor tempo e a um baixo custo, efetuar a união de linhagens de animais de alta produção, a padronização do rebanho, entre outros.

As aulas teóricas serão no Ifal de Batalha, enquanto as aulas práticas serão dadas no Parque de Exposições Mair Amaral. Todas as aulas serão ministradas pelo médico veterinário Rogério Madeiro, da Adeal.

O curso, segundo o superintendente de Desenvolvimento Agrário da Seagri, Hibernon Cavalcante, é básico e é condição para que os criadores possam receber os sêmens que são doados pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

Com o curso, o propósito do governo de Alagoas é preparar os pequenos produtores, além de dar a oportunidade de melhoramento genético do gado leiteiro, tornando os produtores aptos a receberem o sêmen que é entregue pela Seagri.

Dados da Seagri revelam que entre os anos de 2016 a 2017, o governo de Alagoas fez a doação de 5 mil doses de sêmens aos pequenos produtores rurais, e a meta para 2018 é de distribuir cerca de 10 mil doses de sêmens. 

Ações do documento