Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Parceiros

 
» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2011 Janeiro Especialista explica crescimento de mandioca gigante
13/01/2011 - 16h35m

Especialista explica crescimento de mandioca gigante

Raiz foi colhida no Povoado Capim, zona rural de Arapiraca, e tem cerca de 30 quilos

Especialista explica crescimento de mandioca gigante

Mandioca colhida na zona rural de Arapiraca pesou 30 quilos (foto: Colaboração)

Diego Barros

As condições ambientais podem ter colaborado para o aparecimento de uma raiz de mandioca com um tamanho acima do comum, cerca de 30 quilos, num povoado da zona rural de Arapiraca, na região Agreste de Alagoas.

Essa é a opinião do engenheiro agrônomo Francisco Méricles, que tem Mestrado em Produção Vegetal e é extensionista da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Segundo ele, as boas condições do solo, que tem textura média e boa fertilidade, e a permanência da mandioca na terra por cerca de 3 anos colaboraram para que ela chegasse ao peso registrado.

“Quanto mais tempo a mandioca ficar no solo, mais ela vai crescer, em virtude do deslocamento de nutrientes para as raízes, e também porque ela é uma planta perene. Quando o solo é fértil, melhor ainda. Outro fator é quando a mandioca não compete por espaço ou iluminação com outras plantas”, explicou o especialista.

A raiz foi colhida do Povoado Capim, há cerca de 8 quilômetros do Centro de Arapiraca, na propriedade do agricultor José Ferreira Lima, que fez a colheita no final do mês de dezembro de 2010.

Ações do documento