Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Programas Programa Raízes e tubérculos (inhame)

Programa Raízes e tubérculos (inhame)

O projeto ”Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do inhame no Vale do Paraíba em Alagoas” vem sendo desenvolvido pela SEAGRI e diversas entidades governamentais e não governamentais, a exemplo da SEAGRI, FUNCRED, SEBRAE, GUIA, COOPEVALE, BNB, Visão Mundial, Secretarias Municipais de Agricultura, desde 2004.

O projeto ”Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do inhame no Vale do Paraíba em Alagoas” vem sendo desenvolvido pela SEAGRI e diversas entidades governamentais e não governamentais, a exemplo da  SEAGRI, FUNCRED, SEBRAE, GUIA, COOPEVALE, BNB, Visão Mundial, Secretarias Municipais de Agricultura, desde  2004, beneficiando 500 produtores familiares de 7 municípios do Vale do Paraíba (Viçosa, Paulo Jacinto, Cajueiro, Pindoba, Mar Vermelho, Quebrangulo e Chã Preta).

Estão relacionadas a seguir algumas ações desenvolvidas pelo projeto na região: capacitação de produtores familiares, implantação de unidades de observação e demonstrativas com tecnologias disponíveis para a cultura do inhame, definição de um sistema de produção adequado para a cultura, promoção de eventos como Festival do Inhame, seminários, etc. e ações que visam o beneficiamento e comercialização da cultura, a exemplo da busca de novos mercados para o produto, apoio ao associativismo e cooperativismo,  divulgação de novos modos de consumo e mudança no hábito alimentar com a inserção do inhame na merenda escolar e nas dietas de enriquecimento nutricional, entre outras.  

 

Redes temáticas

O Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA, objetivando operacionalizar as  parcerias com as organizações governamentais e não-governamentais de ATER, tem organizado Redes Temáticas de ATER, em nível nacional. É uma iniciativa que visa aperfeiçoar o processo de implementação da nova Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER.

As redes temáticas que serão trabalhadas pela SEAGRI estão a cargo dessa Superintendência e estão listadas abaixo, com seus respectivos representantes:  

·         Fortalecimento da Agricultura Familiar na Cadeia do Leite

o       Renato Vieira Carvalho Filho

o        Gaspar Abreu Vanderlei

·         Produtos e Mercados Diferenciados e Agroecologia

o       Liduina Maria Calheiros de Alencar

·         Formação de Agentes de ATER

o       Rita de Cássia Ferreira de Lima

·         Crédito, Seguro da Agricultura Familiar, Garantia Safra e PGPAF

o       Ruy Feitosa Falcão

o       Teresa Lúcia

·         Metodologias Participativas de ATER

o       Valdenice dos Santos

·         Biodiesel

o       Fernando Antônio Uchoa Lamenha

·         Agroindústria Familiar

o       Marcelo Antônio Rocha Lima

·         Apoio a Comercialização dos Produtos e Serviços da Agricultura Familiar

o       Jarbas Pereira Ricardo

·         Atividades Não Agrícolas (Turismo na Agricultura Familiar e Artesanato)

o       Maria das Graças Monteiro Ribeiro

o       Antônio Neto Fernandes Cavalcante

Ações do documento