O programa tem como objetivo propiciar o consumo de leite às famílias que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional, além de incentivar a produção familiar - Convênio Seagri/Ministério da Cidadania
O Programa do Leite em Alagoas foi criado em 2002 e, atualmente, beneficia mais de 100 mil famílias que vivem abaixo da linha da pobreza nos 102 municípios do Estado. Cada família assistida recebe 4 litros de leite por semana e essa distribuição é feita seguindo os critérios estabelecidos pelo Programa:
- Indivíduos em situação de insegurança alimentar e nutricional;
- Detentores do número de identificação social NIS;
- Com perfil em programas sociais e unidades recebedoras.
O Programa do Leite conta com vários parceiros:
- Prefeituras municipais do Estado;
- Conselho Municipal e Estadual de Assistência social;
- Cooperativas de pequenos produtores rurais, entre outros.
Benefícios trazidos pelo Programa do Leite:
- O leite contribui para a diminuição da mortalidade infantil;
- Melhora as condições da gestante na hora do parto;
- Auxilia no desenvolvimento mental das crianças em idade escolar;
- Para muitas pessoas é o único alimento do dia.
As vantagens não param por aí!
Ao todo, 3.200 produtores locais têm mercado garantido e preço justo para comercializar seu produto, já que vendem para os laticínios responsáveis pela industrialização, pasteurização, empacotamento do leite e entrega nos pontos de distribuição. O Programa também contribui para a geração de empregos, pois nestes pequenos laticínios são gerados mais de 2.000 empregos diretos e indiretos.
O Programa do Leite existe em 09 estados brasileiros. Em Alagoas, quando foi criado, distribuía inicialmente 5.000 mil litros por dia. Em 2005, alcançou-se a marca de 53.300 litros doados diariamente. E, atualmente, a Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária, Pesca e Aquicultura- SEAGRI-AL, que viabiliza o Programa, distribui mais de 240 mil litros.
Toda família que tiver uma renda per capita até R$ 218,00 e estiver dentro dos critérios que o Programa estabelece, poderá receber a doação. Para isso, deve procurar um ponto de distribuição e fazer um cadastramento. Estes pontos estão espalhados em todos os municípios do Estado, através das prefeituras municipais.