Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Notícias Notícias 2016 Novembro Secretários de Agricultura do NE discutem alternativas para o agronegócio
24/11/2016 - 10h18m

Secretários de Agricultura do NE discutem alternativas para o agronegócio

Fórum, realizado em João Pessoa (PB), abordou ações voltadas à desburocratização, simplificação e modernização do agronegócio

Secretários de Agricultura do NE discutem alternativas para o agronegócio

Fórum busca alternativas para desburocratizar serviços do agronegócio no Nordeste; secretário Álvaro Vasconelos (4º da esq. para dir.) participa das discussõesDivulgação e Ascom

Texto de Ronaldo Lima

O secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, Álvaro Vasconcelos, participou nesta sexta-feira (11), em João Pessoa-PB, do 1º fórum que busca alternativas para desburocratizar os serviços do agronegócio na Região Nordeste. O encontro reuniu gestores, técnicos e produtores, no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba.

 

A temática do fórum abordou estratégias e políticas públicas para a Região do Nordeste, voltadas à desburocratização, simplificação e a modernização do agronegócio, dentro do que preconiza o Plano Agro Mais, do governo federal, implantado pelo Ministério da Agricultura.

 

Além de discutir o Plano Agro+, os secretários estaduais de Agricultura do Nordeste abordaram temas ligados à Agricultura Familiar, a Pecuária, Pesca e Aquicultura, elaboraram a Carta de João Pessoa que será enviada ao Ministério da Agricultura.

 

Para o secretário Álvaro Vasconcelos, o fórum foi um encontro propositivo e muito produtivo, uma vez que reuniu, além dos secretários estaduais de Agricultura, técnicos especialistas, contou com a participação de membros do Ministério Agricultura, do Desenvolvimento Social e Conab.

 

 

“O Nordeste precisa ter o mesmo tratamento que é dispensado para estados de outras regiões do país”, afirma Vasconcelos.

 

Segundo ele, todos os encaminhamentos discutidos no encontro serão entregues ao Ministério da Agricultura.

  

Carta

 

Entre as propostas aprovadas e contidas na Carta do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura estão o aumento do teto financeiro, atraso no pagamento dos produtores, realinhamento de preços e assento no Comitê Gestor no Programa de Aquisição de Alimentos do Leite.

 

Alay Correia, superintendente do Ministério da Agricultura em Alagoas, que também acompanhou o secretário Álvaro Vasconcelos, reconhece que o encontro foi de grande relevância para os Estados, para os produtores e para o fortalecimento do setor agrícola.

 

 
Ações do documento