Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Notícias Notícias 2016 Março Governo lança Programa de Melhoramento Genético no Agreste
27/04/2016 - 13h46m

Governo lança Programa de Melhoramento Genético no Agreste

Entrega das 300 primeiras doses de 300 sêmen ocorreu na sede da Superintendência de Interiorização, em Arapiraca

Governo lança Programa de Melhoramento Genético no Agreste

Mais de dois mil embriões serão doados aos pequenos agricultores.

O vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, e o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, lançaram, nesta quinta-feira (3), na cidade de Arapiraca, o Programa de Melhoramento Genético para a qualidade do rebanho na Região Agreste.

O programa é resultado de uma parceria entre o Governo de Alagoas, Sebrae-AL e as empresas In Vitro Brasil e Nordeste In Vitro.


Para viabilizar a próxima etapa do programa, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) recebeu este ano quatro mil doses de sêmen para serem doadas a pequenos criadores.

Nesta quinta, a entrega das 300 primeiras doses ocorreu na sede da Superintendência de Interiorização (antiga Governadoria do Agreste), localizada no bairro Jardim Tropical, na cidade de Arapiraca.

 

O material genético veio para o Agreste em recipientes com nitrogênio líquido. As doses de sêmen são das raças Gir, Holandês e Girolando, que têm alta produtividade de leite.

O ato também contou com a presença de pequenos produtores e criadores da região. A entrega das 300 doses também reuniu o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante; o secretário de Agricultura de Arapiraca, Rui Palmeira de Medeiros, e o superintendente de Interiorização do Governo de Alagoas, Josenildo de Souza.

Na ocasião, o vice-governador Luciano Barbosa destacou o compromisso do governador Renan Filho com o fortalecimento da cadeia produtiva no Agreste e em outras regiões de Alagoas.


“Esse investimento vai permitir que o pequeno produtor tenha acesso às novas tecnologias para melhoria de seu rebanho e a garantia de mais renda no meio rural”, salientou.

Segundo o secretário Álvaro Vasconcelos, o Governo do Estado trabalha na ampliação do Programa de Melhoramento Genético alagoano, que já é referência no Brasil.

"Conseguimos mais de 2 mil bezerros nascidos a partir do programa em 2015. Esses números não são alcançados em nenhum outro estado brasileiro. Em 2016, queremos beneficiar o maior número possível de pequenos criadores, melhorando a qualidade e a produtividade do rebanho", disse.

O secretário de Agricultura de Arapiraca, Rui Palmeira de Medeiros, enalteceu a parceria do governo estadual com os municípios. “É muito importante esse apoio, para que a junção de esforços possibilite o aumento da produtividade, lucro e a sustentabilidade econômica dos criadores e produtores de leite da região”, completou.

 

Um mapeamento de área está sendo feito para a instalação da sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Alagoas.

“A localização da sede está sendo discutida, mas é importante ressaltar que a Embrapa atuará em toda Alagoas. A previsão é que ainda este ano ela esteja operando aqui. Com certeza, será um marco para a área rural em nosso estado, visto que a empresa já é bastante atuante desenvolvendo tecnologias com orientação técnica de ponta”, frisou o secretário Álvaro Vasconcelos, reafirmando o compromisso do governador Renan Filho e do vice-governador Luciano Barbosa com o desenvolvimento econômico e social no interior de Alagoas.

Ações do documento