Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Notícias Notícias 2016 Março Conselho gestor da Emater Alagoas foi empossado segunda-feira
27/04/2016 - 13h45m

Conselho gestor da Emater Alagoas foi empossado segunda-feira

Colegiado terá como missão discutir o fortalecimento das Políticas de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural

 Conselho gestor da Emater Alagoas foi empossado segunda-feira

Objetivo do colegiado é tornar a Emater um ícone para o desenvolvimento de Alagoas.

Em reunião realizada segunda-feira, 29 de fevereiro, na sede do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL), foram empossados os membros do Conselho de Gestão do órgão.

O colegiado terá como missão discutir o fortalecimento das Políticas de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural em um espaço de articulação entre os diferentes níveis de governo e as organizações da sociedade civil.

Após a posse dos novos conselheiros, foi analisado e validado o regimento interno do Conselho e também o regimento interno da Emater Alagoas. Uma reunião, em caráter extraordinário, está marcada para o dia 15 de março, para dar continuidade às discussões e possíveis alterações nos regimentos.   

Para o diretor-presidente da Emater e vice-presidente do Conselho, Carlos Dias, o Conselho Gestor tem a importância de viabilizar e orientar as discussões para que o órgão estatal cumpra seus objetivos.

“Quem administra recursos, trabalha com convênios, com patrimônio e pessoal tem que ter o conselho gestor. No nosso caso, a responsabilidade do conselho é definir o rumo que a Emater deve seguir para se tornar cada dia mais uma entidade forte e que cumpra seu papel junto à sociedade”, explica Carlos Dias.

O deputado estadual Gilvan Barros Filho (PSDB), representante da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) no Conselho, acredita no  potencial do comitê para o crescimento da Emater Alagoas e, consequentemente, da agricultura no Estado.

Segundo ele, um dos objetivos do colegiado é tornar a Emater um ícone para o desenvolvimento de Alagoas. 

“Sou um curioso da causa agrícola e me coloco à  disposição para levar as propostas que surgirão dentro desse conselho à Casa Tavares Bastos. Uma das minhas lutas é fazer com que o agronegócio supere o déficit em Alagoas e que o Estado passe a apresentar bons resultados perante à sociedade. É interessante ver a Emater disposta e com boas intenções para ouvir a sociedade e dar a ela o retorno esperado”, concluiu o parlamentar. 

Fazem parte do órgão colegiado a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), ALE, Federação da Agricultura Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Alagoas (Fetag-AL), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur-AL) e Sindicato dos Trabalhadores da Extensão Rural em Alagoas (Sindagro-AL), além da própria Emater-AL. 

Ações do documento