Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Notícias Notícias 2016 Fevereiro Conferência territorial de Ater tem última etapa nesta quinta em Maceió
27/04/2016 - 12h17m

Conferência territorial de Ater tem última etapa nesta quinta em Maceió

Abrangendo os 102 municípios do Estado, conferências apresentam saldo positivo para o Estado.

Conferência territorial de Ater tem última etapa nesta quinta em Maceió

Conferência será um local de congregação dos pequenos produtores alagoanos

Texto de Vinícius Rocha

Maceió sedia, na manhã desta quinta-feira, 25 de fevereiro, a oitava e última etapa da Conferência Territorial de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural), Agroecologia e Alimentos Saudáveis: território do litoral sul, mata sul e regiões lagunares. A conferência será realizada no auditório do Centro de Integração Comunitário (CIC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Segundo Nelianne de Gusmão, assessora de projetos da Emater e assessora técnica do Conselho Estadual de Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cedafra-AL), entidade que organizou as conferências, o saldo é positivo para a agricultura familiar alagoana. “Nós alcançamos os 102 municípios do Estado e, pela qualidade das propostas, e observa-se uma significativa evolução”, destaca.

A assessora explica ainda que o território do litoral sul, mata sul e regiões lagunares foi recentemente homologado pelo Território da Cidadania, do Governo Federal. Por isso, a conferência será um local de congregação dos pequenos produtores dessa região. “O agricultor vai poder discutir e buscar soluções para problemas comuns”, disse.

Encerrando um ciclo que abrangeu os 102 municípios alagoanos, as conferências territoriais são pré-requisito para a etapa estadual e busca discutir, em nível de local, e aperfeiçoar as políticas públicas voltadas ao meio rural. A Conferência Estadual de Ater será realizada nos dias 4 e 5 de abril, em local ainda a ser definido.

No evento serão eleitos delegados representantes do poder público, sociedade civil e pequenos agricultores, obedecendo à representatividade de gênero, jovens, povos e comunidades tradicionais, que levarão as propostas de Alagoas para a etapa nacional. O objetivo é construir um documento base que norteará o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Brasil durante os próximos anos.

A Conferência Estadual de Ater é uma realização do Governo do Estado de Alagoas, através do Cedafra-AL.

 

Ações do documento