Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Notícias Notícias 2016 Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural tem data definida
27/04/2016 - 11h40m

Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural tem data definida

Na oportunidade, os delegados eleitos nos oito territórios do Estado, discutirão propostas para elaboração de um documento base, sobre a ATER em Alagoas

 Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural tem data definida

Para a consultora do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Elânia Duarte, a expectativa para a conferência de ater em Alagoas é muito positiva. Foto: Vinícius Rocha

A Comissão de Organização Estadual (COE) da 2º Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (CNATER) reuniu-se nessa segunda-feira, 25 de janeiro, para o planejamento da etapa estadual e avaliação das etapas territoriais, realizadas em 2015.

Na reunião, realizada na sede do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), foi estabelecido que a  etapa estadual será realizada nos dias 4 e 5 de abril, em Maceió.

Na oportunidade, os delegados eleitos nos oito territórios do Estado, discutirão, junto a representantes de órgãos governamentais como o Ministério da Agricultura (Mapa), Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seagri) e Emater, por exemplo, propostas para elaboração de um documento base, a nível estadual, sobre a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em Alagoas.

A assessora técnica do Cedafra e assessora de projetos da Emater, Nelianne de Gusmão, explica que etapa estadual funciona como um filtro para a conferência nacional. Nós avaliamos os documentos obtidos nas oito conferências junto com os delegados eleitos pelos pequenos agricultores de cada território, cujas propostas são debatidas e sistematizadas para que Alagoas tenha uma boa representação na etapa nacional”, explicou Nelianne.

De acordo com Neliane, o tema da 2º Conferência Nacional de Ater: ATER, agroecologia e alimentos saudáveis e, seus eixos principais de discussão, basearam as propostas de cada território em Alagoas.

Para a consultora do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Elânia Duarte, a expectativa para a conferência de ater em Alagoas é muito positiva.

“Será uma conferência que retratará o processo vivenciado nos territórios, ou seja, de grande participação e mobilização e, além disso, com um aprofundamento das proposições que foram levantadas para o tema da assistência técnica, agroecologia e alimentos saudáveis. Destaco ainda que a participação efetiva dos membros da Emater tem sido um dos elementos norteadores, esse envolvimento efetivo da equipe da Emater tem sido muito importante para a construção. Nós queremos construir um referencial para a assistência técnica em Alagoas”, afirmou a consultora. 

O local da conferência estadual ainda não foi definido. Com relação às etapas territoriais, sete das oito etapas já foram realizadas. A última, que abrange o território do Litoral Sul, Mata Sul e regiões lagunares, será realizada no dia 25 de fevereiro.
Ações do documento