Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Notícias Notícias 2015 Conselho debate realização de conferências territoriais de assistência técnica
03/12/2015 - 11h15m

Conselho debate realização de conferências territoriais de assistência técnica

Encontros servem de preparação para etapa nacional, que acontece em junho, em Brasília

Conselho debate realização de conferências territoriais de assistência técnica

Conferência Nacional tem como finalidade a definição de estratégias e ações prioritárias para promover a assistência técnica e extensão rural pública e de qualidade para os agricultores familiares (Arquivo/Secom Alagoas)

O Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cedafra) debateu, nesta segunda-feira, 28 de setembro, a realização das etapas territoriais da segunda edição da Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão na Agricultura Familiar e Reforma Agrária (CNATER).

De acordo com o modelo adotado, Alagoas deverá realizar, entre os meses de novembro e dezembro deste ano, sete etapas territoriais nas regiões do Alto Sertão, Médio Sertão, Agreste, Baixo São Francisco e Litoral Norte, além da Conferência Estadual, no início de 2016, em Maceió.

Reunião cedafra CNATER

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura e presidente do Cedafra, Álvaro Vasconcelos, a CNATER tem como finalidade a definição de estratégias e ações prioritárias para promover a assistência técnica e extensão rural pública e de qualidade para os agricultores familiares.

“As conferências territoriais vão facilitar o diálogo e a interação entre sociedade civil, governo, e representantes dos agricultores, tendo como referência a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão, para que possamos trabalhar ideias e diretrizes a serem levadas à etapa nacional, marcada para junho de 2016, em Brasília”, disse Vasconcelos.

Na reunião desta segunda-feira, também foram definidas as entidades que formarão a Comissão Executiva responsável pela organização das conferências territoriais, obedecendo à representatividade de gênero, jovens e povos e comunidades tradicionais. 

“As entidades vão apontar os integrantes da comissão para que possamos iniciar a formatação dos grupos territoriais. A intenção é aprovar o plano de trabalho o mais rápido possível para começarmos a realizar as conferências no início de novembro”, explicou o presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), Carlos Dias, que responde pela Secretaria Executiva do Cedafra.

Ações do documento