» Página Inicial Notícias Notícias 2014 Novembro Presidente da EMATER/AL apresenta experiência de apoio à inclusão produtiva no Peru
13/11/2014 - 16h30m

O workshop é uma iniciativa da Cooperação Técnica Alemã GTZ e o Banco Mundial, que tem como objetivo criar um espaço de discussão entre os países da América Latina e Ásia.

Inês Pacheco apresentará estratégia e desafios da Extensão Rural em Alagoas no combate a pobreza

Por Lírida Nerys

A decisão do Governo de Alagoas de recriar uma instituição pública estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural, a nova EMATER/AL em 2011, tornou-se destaque entre os projetos apoiados pelo Banco Mundial no Brasil. Durante os dias 12 e 13/11, técnicos de diversos países da America Latina e Ásia, estão participando do Workshop sobre a Interlocução da Assistência Social e a Inclusão Produtiva: novos desafios nas políticas de emprego de inclusão social, em Lima, Peru. A diretora presidente da EMATER/AL, Inês Pacheco, foi convidada para apresentar a estratégia e desafios da Extensão Rural em Alagoas, com a recriação da EMATER/AL.

O workshop é uma iniciativa da Cooperação Técnica Alemã GTZ e o Banco Mundial, que tem como objetivo criar um espaço de discussão entre os países da América Latina e Ásia, de forma que as experiências com programas sociais de inclusão produtiva e apoio a renda das famílias pobres sejam aprimorados. Na proposta do evento, consta ainda o desenvolvimento de cooperação entre os países participantes e a identificação das necessidades e experiências dos países.

De acordo com a presidente da EMATER/AL, Inês Pacheco, boa parte das iniciativas apresentadas no workshop são projetos e ações apoiadas pelo Banco Mundial, a exemplo da EMATER/AL, que trabalha na execução de um projeto de estruturação do órgão através de consultorias, aquisição de equipamentos, capacitações técnicas, realização de feiras livres,  contratação de equipe, entre outras ações.

“O enfrentamento da pobreza é algo que preocupa o mundo inteiro, a necessidade da criação de novos canais de apoio às políticas públicas sociais é uma realidade. Poder mostrar a experiência da EMATER/AL, que atua como interlocutor e executor de diversas políticas, nesses dois anos de atuação é para nós um reconhecimento. Para a instituição é um momento oportuno, mostra que estamos no caminho certo ”, declarou a presidente da EMATER/AL.

Organizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Inclusão Social do Peru o seminário discutirá também a implementação na prática do sistema de informação e coordenação interinstitucional dos programas de combate à pobreza, monitoramento e evolução dos programas de ingresso e inclusão produtiva, e encerrando com as discussões entre os países.

FONTE: EMATER-AL