» Página Inicial Notícias Notícias 2014 Novembro Cerca de 50 produtores participam de Feira em Porto Calvo
13/11/2014 - 16h25m

Cerca de 50 produtores participam de Feira em Porto Calvo

Cerca de 50 produtores participam de Feira em Porto Calvo

D. Elizabeth Silva, vendendo ovos caipiras que são produzidos em sua propriedade

Por Shade Andréa
 Estagiária

A comunidade de Porto Calvo atendeu ao chamado dos 50 agricultores familiares da região Norte do estado, que participam mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar do Litoral Norte, promovida pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) em parceria com a Secretária Municipal de Agricultura de Porto Calvo.  A feira que se encerra hoje oferece frutas, raízes, hortaliças entre outros produtos cultivados de forma agroecológica, no Centro do município de Porto Calvo.

Mas a feira não traz bons frutos apenas aos consumidores, mais também aos agricultores familiares da região, muitos deles tendo pela primeira vez a oportunidade de ofertar a sua produção em uma feira na cidade. É o caso de Elizabeth Maria da Silva, moradora do acampamento Jubileu, em São Miguel dos Milagres. “A realização de uma feira como essa estimula a gente a produzir mais, além daquele tanto que a gente já tem certo pra vender. Dá gosto de vir”, afirma a produtora. Segundo a camponesa, esse lucro extra vai ajudar no sustento da família e também na preparação para o natal com os filhos e netos, que vivem da produção rural.

Situação similar é a de Ivaldo Luiz de Souza, agricultor de Campestre e que também estava vendendo em Porto Calvo pela primeira vez. Na sua banca, muitas bananas compridas, inhames e macaxeiras. Duas bancas depois, a de sua esposa, que vendia maracujás, graviolas e cocos. Ivaldo conta com orgulho que sempre foi produtor rural e que a família toda pretende continuar vivendo da terra. “São 13 filhos e todos eles na lida com a terra, a gente vive da terra e os filhos deles também”, confidencia o produtor que acaba de ser avô mais uma vez.

Para Alex Amaral, gerente regional da Emater/AL no Litoral Norte, “A realização de feiras como estas são essenciais para fortalecer a economia local e a autonomia do homem do campo. E a feira está um sucesso, muita variedade de alimentos e produtores animados. Nossa proposta é realizar a próxima edição em outro município da região logo no inicio de 2015" adiantou Alex Amaral.

Essa opinião é compartilhada pelo Secretário Municipal de agricultura de Porto Calvo, José Bernardo. “A parceria que fizemos com a EMATER é extremamente importante para a cidade e a realização de feiras como esta devem se repetir, pois nestas feiras o capital que circula vai sendo reinvestido localmente ao contrário do que acontece em outras feiras da cidade, onde boa parte dos comerciantes é de Pernambuco. Nessa feira o lucro gerado vai permanecer em nosso Estado e circular nessa região, fortalecendo o comércio e a economia local”, enfatizou o secretário.

A feira reúne agricultores de sete municípios da região: Porto Calvo, Campestre, Jacuípe, Maragogi, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres.

Fonte: EMATER/AL