» Página Inicial Notícias Notícias 2014 Dezembro Superintendente da EMATER/AL é homenageada na Câmara dos Deputados
10/12/2014 - 21h11m

Superintendente da EMATER/AL é homenageada na Câmara dos Deputados

Superintendente da EMATER/AL é homenageada na Câmara dos Deputados

Natural de Palmeira dos Índios, Rita de Cássia é reconhecida por sua determinação e competência (Foto: Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados)

Por Lírida Nerys

Alagoas tem um motivo a mais para comemorar o Dia Nacional do Extensionista Rural em 2014. Nesta quarta-feira (10) a extensionista e superintendente de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL), Rita de Cássia Ferreira Lima, foi homenageada na Câmara dos Deputados, em Brasília, durante a sessão solene em homenagem aos 66 anos da Extensão Rural Brasileira. A homenagem foi proposta pelo deputado federal Zé Silva (SD-MG).

Natural de Palmeira dos Índios, Rita de Cássia é reconhecida por sua determinação e competência na condução de diversos projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural em Alagoas. Iniciou sua vida profissional na extensão rural aos 20 anos trabalhando na Comunidade Pindorama, município de Coruripe, na década de 70. No mesmo período foi fundada a Cooperativa Pindorama, a maior unidade agrícola familiar do Nordeste.

Depois da experiência no campo, Rita passou a colaborar na coordenação de comunicação, seguindo para o planejamento, e já na Secretaria de Estado da Agricultura assumiu a diretoria de extensão rural. No ano de 2000, em consequência do desmonte da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater) na década de 90, a extensionista sofreu um grande golpe profissional, em Alagoas foi extinta EMATER.

A partir daquele momento Rita, junto a outros colegas da extensão, voltou inteiramente suas energias e inteligência à reconstrução da EMATER Alagoas, movida pelo sentimento comum a todas as extensionistas de ver um Brasil rural desenvolvido, sem fome, sem miséria, beneficiado pelos serviços de assistência técnica e extensão rural públicos.

Na manhã desta quarta-feira (10), na Câmara dos Deputados, o deputado federal por Alagoas, Alexandre Toledo (PSB) usou a tribuna para parabenizar a alagoana. "Tive a oportunidade de ser secretário do meu Estado, Secretário da agricultura, e ali encontrei pessoas apaixonadas pela extensão rural, pessoas que vivem, que transformam e fazem da sua vida à extensão rural e uma delas é  Rita. Parabéns Rita, uma homenagem mais que justa”, declarou.

O parlamentar alagoano defendeu ainda a criação de uma política de financiamento para a extensão rural. “Participei da criação da nova EMATER Alagoas, mas se não houve uma política para extensão rural, pode-se criar a empresa que quiser que não vai funcionar. Temos que criar o SUS da extensão rural pela importância que isso representa. Maceió hoje é uma das cidades mais violentas desse Brasil, a insensibilidade de governos que passaram por ali que não apoiaram a EMATER local contribuiu muito para o êxodo rural. Vocês são muito importantes para a vida dos brasileiros.”, avaliou Alexandre Toledo.

A presidente da EMATER/AL, Inês Pacheco, que fez a indicação a Câmara dos Deputados, ressaltou a experiência e a realização de Rita de Cássia na construção da nova instituição de ATER e Pesquisa do Estado de Alagoas. “Rita sempre dividiu conosco o desejo e a luta para reconstrução da EMATER/AL. Com sua experiência e determinação conseguimos dar os primeiros passos enquanto instituição para o desenvolvimento agrícola do nosso estado. É um ano especial para ela, um momento justo”, afirmou.

Logo após receber o certificado em reconhecimento a sua dedicação ao serviço de extensão rural brasileiro, a superintendente da EMATER/AL, falou da emoção da homenagem. “É um momento muito feliz. Vemos hoje a concretização da EMATER/AL no campo e os inúmeros desafios que temos a enfrentar, isso mostra que todo esforço não foi em vão. Saber que ainda posso contribuir para a nossa extensão rural é uma alegria”, declarou Rita de Cássia.

Fonte: EMATER/AL