» Página Inicial Notícias Notícias 2014 Dezembro Reunião ampliada do conselho da EMATER/AL e inauguração de nova sede ocorrerão dia 16
15/12/2014 - 18h41m

Por Lírida Nerys

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário e o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL) vão promover, na próxima terça-feira (16) às 8h30, uma sessão ampliada do Conselho Gestor da EMATER/AL. A sessão ocorrerá na nova sede da EMATER/AL, em Jaraguá. Na oportunidade haverá uma mesa técnica que debaterá os desafios da inclusão produtiva em Alagoas. O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural e Secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Argileu Marins, confirmou participação.

Para o debate foram convidados ainda Serviço de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae), que explanará sobre arranjos institucionais e mecanismos de cooperação entre o poder público e o setor privado e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que discutirá o desenvolvimento tecnológico e o conhecimento especializado, numa perspectiva dinâmica. O debate será conduzido pela superintendente de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural da EMATER/AL, Rita de Cássia Ferreira.

Conforme a programação, a partir das 11h haverá a inauguração oficial da sede do Instituto e uma série de homenagens aos parceiros da EMATER/AL. A diretora presidente do Instituto, Inês Pacheco, destacou que o momento será de agradecimento e prestação de contas do trabalho desenvolvido nos últimos dois anos. “Foi um caminho de muitos desafios, mas hoje temos o sentimento de dever comprido. Conseguimos aprovar na Assembleia um orçamento de mais R$ 64 milhões para 2015, com o maior aporte de recursos do Governo Federal, com isso provamos a viabilidade e importância dessa instituição”, friso Inês.

A inauguração do novo espaço contará ainda com a homenagem a dois servidores da antiga Emater, extinta em 2000. A biblioteca do instituto levará o nome da servidora Helena Correia Gama, auxiliar de biblioteca, que dedicou parte de sua vida profissional na preservação do acervo bibliográfico da Emater. Helena faleceu em janeiro de 2001. O outro homenageado será o servidor Cloaryr Feitosa Barbosa, que dará seu nome a Sala dos Conselhos da EMATER/AL. Cloacyr dedicou seus últimos anos no serviço público a condução das atividades do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cedafra).

A nova sede administrativa da EMATER/AL, que funcionava provisoriamente no segundo andar da Secretaria de Estado da Agricultura, passa a funcionar na Rua Sá e Albuquerque, 502, bairro de Jaraguá, Maceió/AL.

Fonte: EMATER/AL