Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Notícias Notícias 2014 Dezembro EMATER/AL inaugura nova sede administrativa e recebe veículos
16/12/2014 - 17h22m

EMATER/AL inaugura nova sede administrativa e recebe veículos

A solenidade contou ainda com um momento de homenagens. Foram homenageados parceiros e servidores. Entre os agraciados esteve o pesquisador da EMATER/AL, Fernando Gomes, e o secretário nacional da agricultura familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Argileu Martins.

 EMATER/AL inaugura nova sede administrativa e recebe veículos

Dezenas de agricultores familiares, autoridades e técnicos do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL) participaram, na manhã de hoje (16), da inauguração da nova sede administrativa, localizada no bairro de Jaraguá, em Maceió. O espaço comporta toda a estrutura administrativa da EMATER/AL e contará ainda com laboratórios de pesquisa, auditório e salas de reunião.  Na oportunidade foi entregue, pelo governador Teotonio Vilela Filho, um micro ônibus fruto de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. O veículo auxiliará no trabalho da Assistência Técnica na mobilização no campo.

Durante a solenidade, Teotonio Vilela Filho recebeu das mãos dos agricultores familiares Rosa Maria da Silva, beneficiária do Programa Brasil Sem Miséria- Fomento Semiárido, e Jairan Santos – da Etnia Tingui Botó, município de Feira Grande, beneficiário do Programa de Habitação Rural (PRHR), uma homenagem pelos investimentos na agricultura familiar durante seu governo.

“A agricultura familiar em Alagoas ressurge com a recriação da EMATER/AL. As comunidades tradicionais finalmente estão sendo contempladas pelas políticas públicas no campo devido à iniciativa desse governo. Queremos uma equipe técnica forte e uma agricultura mais forte ainda”, declarou Jairan Silva que entregou uma lança ao governador, simbolizando a luta dos povos tradicionais e da agricultura familiar.

Em suas considerações, Teotonio Vilela enalteceu a força e dedicação do homem do campo. “A agricultura foi eleita uma das prioridades no meu governo e não foi por acaso. Todos sabem que sou filho de agricultor e conheço de perto a realidade do homem do campo. A recriação da EMATER/AL foi um compromisso que assumi e é um dos legados do meu governo. Através de uma parceria muito forte com o Governo Federal conseguimos projetos e convênios que estruturou e garantiu melhores condições e qualidade de vida ao homem do campo. Sem agricultura não há alimento na mesa de ninguém”.

A diretora presidente da EMATER/AL, Inês Pacheco, destacou as conquistas da gestão nos mais de dois anos de criação do instituto. “Começamos essa luta com um orçamento de R$ 100 mil para instalação e composição da nossa equipe, no inicio de 2012. Para 2015 nossa maior conquista foi à aprovação de um orçamento de mais de R$ 65 milhões, na Assembleia Legislativa, com um grande aporte de recursos do Governo Federal e contra partida do Estado. Isso significa dizer que temos projetos, temos equipe para conduzi-los e temos capacidade de crescer ainda mais. Diminuir a pobreza no meio rural é um desafio que só se conquista com políticas públicas eficientes e parcerias”, analisou.

A solenidade contou ainda com um momento de homenagens. Foram homenageados parceiros e servidores. Entre os agraciados esteve o pesquisador da EMATER/AL, Fernando Gomes, e o secretário nacional da agricultura familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Argileu Martins. Para o representante do MDA, o Estado de Alagoas deu um passo importante na transformação da vida de milhares de famílias do meio rural com a estruturação da EMATER/AL.

“Sou testemunha do esforço do Governo do Estado, através da equipe que compõe a Secretaria da Agricultura, quando o então secretário Jorge Dantas, foi a Brasília discutir o projeto de recriação da EMATER/AL conosco. Hoje essa equipe abnegada conquistou recursos e trouxe projetos para o estado. Alagoas está de parabéns, a semente foi plantada e muitas ações são possíveis com um estado forte através do desenvolvimento rural”, declarou o secretário do MDA.

FONTE: EMATER/AL

Ações do documento