Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Notícias Notícias 2009 Outubro Agricultura familiar é destaque na Semana do Engenheiro Agrônomo

Agricultura familiar é destaque na Semana do Engenheiro Agrônomo

Categoria vai discutir valorização profissional, biodiesel, preservação da caatinga, combate à desertificação e desenvolvimento rural

Agricultura familiar é destaque na Semana do Engenheiro Agrônomo

Agricultura familiar será um dos temas discutidos com profundidade durante a Semana do Engenheiro Agrônomo (foto: Adaílson Calheiros)

Diego Barros

A importância da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável está entre os temas que serão discutidos durante a Semana do Engenheiro Agrônomo, que acontece no auditório do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Rio Largo, de 7 a 12 deste mês.

A superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Inês Pacheco, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), vai falar sobre a necessidade de fomento e promoção da agricultura familiar.

Segundo ela, existem três eixos principais que orientam as políticas públicas para a agricultura familiar. “Financiamento, com acesso à terra e fornecimento de crédito; agregação de valor, por meio da agroindústria familiar e do Programa de Aquisição de Alimentos em suas diversas modalidades; e inclusão produtiva com segurança alimentar. Essas são as principais questões”, frisa Inês.

Inês Pacheco adianta que vai falar sobre como esses três eixos se articulam no cenário nacional e estadual. “Um ponto importante é demanda pela produção de alimentos”, salienta a superintendente.

Valorização profissional — Para o engenheiro agrônomo José Fragoso Neto, membro da Sociedade dos Engenheiros Agrônomos de Alagoas (Seagra), que realiza o evento, a categoria enfrenta problemas de valorização profissional, pulverização das funções e perda de algumas delas, após decisões do Ministério da Educação. “Durante essa semana comemorativa, estaremos estreitando o relacionamento com a comunidade acadêmica para discutir essas questões”, ressalta.

O evento faz parte das comemorações do Dia do Engenheiro Agrônomo, 12 de outubro, e tem o apoio de cooperativas, conselhos de classe, federações, empresas privadas, Seagri e outros órgãos do governo do Estado.

Entre os demais temas que serão debatidos por profissionais e estudantes, estão: revitalização do coqueiro gigante e o seu manejo sustentável, biodiesel, combate à desertificação e preservação da caatinga.

O ciclo de palestras e discussões segue até esta sexta-feira, 9. Porém, nos dias 10, 11 e 12, haverá apenas atividades recreativas e competições esportivas. Quem quiser se inscrever deve ligar para um dos seguintes telefones: 9972-0998 / 9983-1116.

FONTE: http://www.agricultura.al.gov.br/noticias/agricultura-familiar-e-destaque-na-semana-do-engenheiro-agronomo/

Ações do documento